A Prefeitura de Curitiba e o Vale do Pinhão abriram no 15/3, as inscrições para o Prêmio Empreendedora Curitibana 2023, que reconhece o trabalho das mulheres que empreendem em Curitiba e na Região Metropolitana.
O Prêmio Empreendedora Curitibana é bianual, organizado pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e faz parte das ações do Programa Empreendedora Curitibana.
Entre os prêmios da edição deste ano, as vencedoras vão ganhar um MBA em Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto, ofertado pelo Instituto Legado.
Em sua 5ª edição, a premiação bianual tem cinco categorias: Microempreendedora Individual, Micro e Pequena Empresa, Ideia Empreendedora, Startups e Iniciativa de Impacto Social.
“As mulheres representam 47% dos microempreendedores individuais da cidade. O Prêmio Empreendedora Curitibana contribui para que esses negócios evoluam e para inspiram outras mulheres.”, diz a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi.
As inscrições podem ser feitas exclusivamente via internet pelo site da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação até 20/6.
O lançamento do Prêmio Empreendedora Curitibana 2023 foi feito durante o Paiol Digital Especial Mulheres, como parte das comemorações dos 330 anos de Curitiba.
A cerimônia de premiação para as propostas vencedoras está prevista para 20/11.
Inscrições
Podem se inscrever no Prêmio Empreendedora Curitibana 2023 mulheres a partir dos 16 anos de idade que residam ou possuam domicílio fiscal (pessoa jurídica) em Curitiba ou nas cidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site da Agência Curitiba, onde também pode ser conferido o regulamento, com os quesitos para cada uma das categorias.
Etapas
Na inscrição, as candidatas informam seus dados e também um áudio com até quatro minutos de duração apresentando seu negócio ou ideia empreendedora.
As inscritas serão avaliadas na etapa seguinte, conforme critérios como originalidade da proposta do negócio, viabilidade, potencial de mercado e de escalabilidade.
Em 2 de agosto, será divulgada a lista com as 50 classificadas para a próxima fase, sendo dez de cada uma das cinco categorias e que vão para a fase de capacitações e apresentação presencial de seus pitches.
A divulgação das três primeiras colocadas em cada categoria será no início de novembro. As vencedoras serão conhecidas no evento de premiação, prevista para 20 de novembro.
Empreendedora Curitibana
Vinculado à Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, o programa do Vale do Pinhão promove encontros, palestras e workshops gratuitos para as mulheres que empreendem ou querem empreender.
O Empreendedora Curitibana incentiva o empreendedorismo feminino em Curitiba e RMC, auxiliando mulheres em seus negócios.
O ponto alto é o prêmio bianual Empreendedora Curitibana, que tem cinco categorias. Desde 2020, o programa realizou 82 atividades, beneficiando 30.491 mulheres.