A Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) coordenou na última semana uma série de intervenções nas áreas de infraestrutura e desenvolvimento urbano.
Os serviços incluem pavimentação de ruas, a construção de uma nova escola no Santa Cândida, de uma unidade de saúde no Umbará e a reforma da histórica Casa Culpi, no Butiatuvinha, que será transformada em um polo de capacitação profissional na área de gastronomia e potencialização turística.
O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, ressalta a importância das obras para o desenvolvimento da cidade e o bem-estar dos cidadãos.
“A partir das intervenções, a cidade estará mais preparada para enfrentar os desafios do futuro, proporcionando para a população uma infraestrutura adequada, educação de qualidade, acesso à saúde e preservação do patrimônio histórico-cultural com estímulo ao turismo e à economia criativa.”, afirma Rodrigues.
Mobilidade
Várias frentes de trabalho estão em andamento para a recuperação da malha viária da cidade, a partir do programa Asfalto Novo.
São exemplos os serviços em execução na Rua Coronel Amazona Marcondes, no Cabral (Regional Matriz), onde serão recuperados 999 metros da via, desde a Rua Vicente Ciccarino até a Avenida Munhoz da Rocha, e a Rua Jorge Wendler, no bairro Xaxim (Regional Boqueirão), com a melhoria em 875 metros da via entre as ruas Francisco Derosso e Cristiano Strobel.
As ruas vão se somar às 1.465 vias da cidade já contempladas com manutenção nos últimos cinco anos, período em que o programa ultrapassou 853 km de asfalto novo.
Educação
A construção da Escola Municipal Metry Bacila, localizada no bairro Santa Cândida, também está em andamento.
A nova unidade ocupará uma área de 1.919,22m² e contará com dez salas de aula, sala de informática, biblioteca, salas para professores, equipe pedagógica, sala da direção, secretaria, copa e almoxarifado.
Além disso, a escola será equipada com dois pátios e uma quadra esportiva coberta. Com um investimento de R$ 6,9 milhões, a previsão é de que a construção seja concluída no segundo semestre de 2024, atendendo cerca de 600 estudantes do ensino fundamental.
Economia criativa
No bairro Butiatuvinha, a histórica Casa Culpi, construída em 1887 e considerada um patrimônio da cidade, está passando por reforma simplificada para se tornar um polo de capacitação profissional na área de gastronomia e potencialização turística.
As intervenções incluem melhorias no telhado e na área interna, instalação de plataforma elevatória para acessibilidade, colocação de forro e execução de rasgos nas paredes externas para implantação da iluminação cênica.
O objetivo é preparar o local para oferecer cursos, palestras e oficinas de qualificação, especialmente para o público em situação de vulnerabilidade social.
Saúde
As equipes coordenadas pela Smop trabalham na etapa de finalização da construção da sede própria da Unidade de Saúde Umbará II. Os trabalhos estão concentrados nos acabamentos, incluindo a instalação das esquadrias, pintura externa e acabamentos internos.
A nova unidade terá toda a estrutura necessária e condizente com o nível de excelência da saúde em Curitiba, visando oferecer serviços de qualidade aos moradores da região.