No dia 4 de outubro, foi dada a largada para a fase classificatória da Porsche E-Sports Brasil 2022, o principal e mais completo programa de automobilismo virtual do País.
Nesta competição, os pilotos competem em simuladores avançados que reproduzem fielmente as condições de pista e o comportamento dos carros em circuitos por todo o mundo.
O programa, organizado pela Porsche Brasil em conjunto com o parceiro operacional IRB Esports, envolveu nessa etapa inicial, de 04 a 12 de outubro, cerca de 500 pilotos virtuais na disputa pelas 50 vagas do campeonato oficial.
Na fase classificatória, que foi aberta e gratuita, os participantes puderam provar sua habilidade no circuito virtual de Watkins Glen, nos Estados Unidos.
O modelo utilizado por todos os competidores foi o Porsche 911 GT3 Cup “992”, no simulador iRacing. O campeonato de 7 etapas envolvendo apenas os 50 melhores pilotos do País terá início no dia 18 de outubro no circuito virtual de Spa-Francorchamps e incluirá alguns dos principais circuitos do mundo, terminando no dia 05 de dezembro em Interlagos.
A Porsche E-Sports Brasil chega a 2022 com um histórico crescente de audiência entre o público gamer e de automobilismo real: em 2020 foram 4,5 milhões de pessoas impactadas e audiência média de 7,5 mil pessoas por corrida.
Já em 2021, o número de pessoas impactadas chegou a 5,25 milhões e uma audiência média superior a 54 mil pessoas por corrida.
A transmissão do campeonato virtual apresentou uma grande novidade para 2022: campeão da Fórmula Indy e vencedor da Indy 500, o piloto brasileiro Tony Kanaan foi streamer e comentarista de todas as corridas ao vivo no seu canal na Twitch.
Além dele, o campeonato foi transmitido pelos já tradicionais canais da Porsche E-Sports Brasil na Twitch, pelo canal da Porsche Cup Brasil no YouTube e pelo canal do parceiro operacional IRB Esports, também no YouTube.
Dos simuladores para as pistas reais
A Porsche E-Sports é o primeiro programa de automobilismo virtual no Brasil a gerar pilotos para o automobilismo real.
Depois de conquistar o primeiro dos seus três títulos da Porsche E-Sports Carrera Cup, em 2019, o catarinense Jeff Giassi ganhou também uma experiência inédita para testar um carro real de competição na Porsche Cup Brasil.
Em 2020, o então único brasileiro no seleto grid do campeonato virtual mundial Porsche TAG Heuer Esports Supercup foi convidado para acelerar de verdade na etapa final da Porsche Endurance Series em Interlagos.
Em seu primeiro contato em competição com os carros reais, Giassi fez a pole-position e subiu ao pódio dos 500km em Interlagos na sua categoria.
Já em 2021, disputando seu primeiro campeonato completo junto ao piloto real Enzo Elias, dominou a Porsche Endurance Series e foi campeão Geral, da classe Sport e da classe Trophy.
“Tudo o que aprendemos na corrida virtual, podemos levar para a competição real, porque são mundos muito parecidos.”, comenta Giassi, que graças ao seu desempenho foi convidado a ingressar no time oficial de pilotos instrutores da Porsche Brasil e a participar do desenvolvimento dos modelos da marca no simulador iRacing.
“Os carros são escaneados a laser e configurados para proporcionar uma experiência de competições real. É uma imersão total na corrida que envolve a parte auditiva e o campo de visão, garantindo uma experiência bastante real para os pilotos.”, explica.
O objetivo de Jeff, a exemplo de seu sucesso na competição virtual, é poder disputar a temporada real da Carrera Cup no Brasil e um dia poder disputar também a Porsche Supercup, campeonato global da marca que acompanha as etapas da Fórmula 1 pelo mundo.
O piloto brasileiro Tony Kanaan fará o sentido inverso da experiência de Giassi em competições esportivas. Ele trará toda a sua experiência em modelos de competição reais para as provas virtuais da Porsche E-Sports Brasil deste ano e será também o streamer e comentarista oficial da temporada por meio de seu canal na plataforma Twitch.
“A experiência virtual organizada pela Porsche é inédita no mundo, a ponto de revelar um talento como o Jeff Giassi, que está mandando muito bem na competição real. Eu adoro participar desse tipo de prova, em que os simuladores ajudam o piloto a correr na competição real, principalmente para poder conhecer bem as pistas, pois a física está cada vez melhor e os gráficos idênticos.”, comenta Tony Kanaan.
Para entender mais sobre o formato, a premiação, inscrições, além de como acompanhar as provas, acesse o site do campeonato.