Uma comitiva formada por 15 estudantes e três professores da Wellington School, instituição de Ensino Médio da cidade de Columbus, em Ohio, nos Estados Unidos, esteve em Curitiba para conhecer os projetos de sustentabilidade e mobilidade urbana da Capital paranaense.
A visita começou no dia 16 de maio, na Fazenda Urbana de Curitiba, e foi até até quarta-feira (24/5).
Columbus é desde 2016 uma das cidades-irmãs de Curitiba. Capital do Estado de Ohio, no centro-oeste dos Estados Unidos, a cidade é conhecida por excelência em educação, moda e pesquisas médicas.
“A visita desses alunos reafirma os laços de parceria e cooperação das cidades-irmãs na área da Educação.
Curitiba cumpre um papel de referência em sustentabilidade e a visita dos estudantes mostrou ações que devem servir de exemplo para serem replicadas lá.”, explicou o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó.
Curitiba foi escolhida pela escola devido à parceria das cidades-irmãs e pela reconhecida sustentabilidade e mobilidade urbana.
A Fazenda Urbana, espaço referência em educação para prática agrícola sustentável nas cidades, foi uma parada obrigatória para a turma.
“Escolhemos vir para Curitiba pela parceria de cidade-irmã e estamos ansiosos para conhecer mais sobre as atividades sustentáveis e as plantas nativas daqui.”, comentou a professora Jaime Bennati, da Wellington School.
Na Fazenda Urbana, os alunos aprenderam sobre plantio sustentável, hortas urbanas, importância das abelhas com o projeto Jardins de Mel, agroflorestas e também sobre compostagem.
A estudante Simone Cosby-Wallace, de 16 anos, vai levar os novos conhecimentos sobre hortas para sua família.
“Espero integrar isso lá em casa, achei muito importante o que vocês fazem aqui para produção de alimentos.”, comentou.
“Como cidade-irmã, é importante apresentar os conhecimentos e técnicas que desenvolvemos sobre economia circular e agrofamiliar para disseminar a sustentabilidade e criar conexões.”, observa a coordenadora de projetos da Fazenda Urbana, Fabiana Troyan.