Dois baristas curitibanos vão representar o Brasil no Campeonato Mundial que ocorre em Taipei, Capital de Taiwan, no ano que vem: Eduardo Olímpio, da Zingy Smart Coffe, e Daniel Munari, da Royalty Quality Coffee.
No último fim de semana, os baristas participaram da etapa nacional da competição nas categorias Latte Art e Coffee in Good Spirits. O evento foi realizado durante o “Brazil. The Coffee Nation“, em São Lourenço (MG).
Olímpio ficou em primeiro lugar na categoria Latte Art, que avalia o desempenho na elaboração de desenhos com leite vaporizado em café espresso.
O barista curitibano, que superou outros 14 competidores, conta que se inspirou em sonhos que tinha na infância para elaborar os desenhos que apresentou.
“Usei essa lembrança e trouxe isso, mas de uma forma mais criativa e alegre. Realizei meu sonho como barista.” afirma.
Campeão na categoria Coffee in Good Spirits, que avalia as habilidades no preparo de bebidas alcoólicas à base de café, Munari utilizou elementos regionais brasileiros em suas receitas.
“No primeiro drinque utilizei um produto da Amazônia, a semente de cumaru, para trabalhar no sabor. No segundo, alguns elementos da região dos Campos Gerais me serviram como inspiração.”
O projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation” é uma iniciativa da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
O programa tem como objetivo reforçar a imagem dos grãos brasileiros em todo o mundo e posicionar o país como fornecedor de alta qualidade do ingrediente.