Ao iniciar a prática de atividade física, algumas pessoas desejam queimar gordura e emagrecer, mas também ganhar massa muscular.
Aí surge a dúvida: será que dá? Saiba que é possível, sim, unir os dois objetivos e obter resultados.
A nutricionista Karoline Silva explica que, durante o treino, a gordura é utilizada como uma das fontes de energia pelo organismo para produzir os movimentos, e, com isso, gerar músculos.
A profissional ainda esclarece que a massa magra é constituída de 72% de água, 21% de proteína e 7% de minerais dos ossos. Já a massa gorda é constituída de 20% de água e 80% de tecido adiposo.
Ganhando massa magra
Juliana do Vale, professora de Educação Física, também afirma que é possível ganhar massa magra e eliminar gordura.
“Todo treinamento de força, por menor que seja, gera uma hipertrofia e ajuda na perda de gordura.”, afirma.
Ela explica que, quando as pessoas visam ganhar massa magra , mas precisam eliminar gordura, é necessário um trabalho individualizado e focado, primeiramente, na perda de gordura.
“O trabalho tem que ser feito em conjunto, levando-se em conta que um irá ajudar e interferir no outro.”, complementa a professora.
Para alunos que estão iniciando os treinos, os resultados serão mais evidentes. Isso porque os estímulos novos fazem com que o indivíduo alcance os dois resultados ao mesmo tempo.
Entretanto, ainda no caso dos iniciantes, Juliana do Vale ressalta que a perda de peso será maior que o ganho de massa.
Fique de olho na alimentação
A nutricionista Karoline Silva diz que, para aumentar a massa magra, o treino e a alimentação devem caminhar juntos.
“Se você não seguir uma dieta adequada, não terá energia necessária para malhar e evoluir no treino. Isso fará com que o ganho de massa fique mais lento. Caso siga uma dieta para ganho de massa e não pratique exercícios, pode conseguir o resultado inverso, que é engordar.”, explica.
A nutricionista aproveita para dar algumas dicas para ajudar a ganhar massa magra:
– Faça exercícios físicos regularmente, de preferência musculação aliada a exercícios aeróbico. Converse com o seu instrutor para que ele determine o que é melhor para seu objetivo e biotipo;
– Durma uma boa noite de sono. Em média, você precisa descansar de seis a oito horas;
– Faça refeições de três em três horas;
– Dê preferência a alimentos naturais (orgânicos, sem conservantes, agrotóxicos e corantes). Eles ajudam a manter a pele viçosa e sem celulite;
– Diminua a ingestão de sal na dieta;
– Diminua o consumo de carboidrato com farinha branca. Prefira o integral;
– Na disposição do prato, consuma uma porção grande de proteína (frango, salmão, merluza, tilápia, atum, pescada, ovo, quinoa real em grãos, blanquet de peru, kani, proteína de soja), uma porção média de legumes, verduras e salada.
Adicione também uma porção pequena de carboidrato: arroz, arroz integral, batata, batata-doce, mandioca, macarrão, mandioquinha, inhame etc.;
– Durante os lanches do meio da manhã e da tarde, coma queijo de cabra ou muçarela de búfala, iogurte de soja, frutas ou vitaminas batidas com quinoa real em flocos;
– Consuma alimentos que contenham carboidratos integrais antes do treino para fornecer a energia necessária à prática dos exercícios;
– Após o treino, prefira alimentos que tenham proteína para recuperação do músculo ou faça uso de suplementos como aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA – Branch Chain Amino Acids, em inglês) e à base de proteína.
Converse com o seu nutricionista para saber qual é o produto mais indicado para seu objetivo e biotipo.