A ansiedade e preocupação em nossa mente nos tempos em que vivemos é completamente compreensível. Instabilidade econômica, caos sanitário, medo da perda de entes queridos, luto…
Motivos para ficar estressados e confusos não nos faltam. Mas, vamos dar um ‘chega para lá’ nesse assunto e pensar: O que podemos fazer para relaxar a mente estando nesse cenário?
Nesse texto, a ideia é deixar os problemas de lado. Focaremos em soluções e vamos dar algumas dicas de como você pode desestressar durante a rotina.
Desarme seus gatilhos
Você já ouviu falar de gatilhos emocionais? São reações geradas por alguns estímulos diante de aspectos negativos da nossa vida.
Esses gatilhos nos fazem relembrar situações de sofrimento e inquietude que podem surgir por motivos diversos.
Cada um tem seus gatilhos específicos, baseado em suas vivências, experiências, etc. E isso, se não controlado, pode gerar sentimentos como raiva, ansiedade, estresse e culpa.
Para conseguir relaxar a sua mente, é importante reconhecer que ter gatilhos emocionais é normal e é praticamente impossível se livrar da exposição a eles.
O que precisa ser analisado, e, talvez, até tratado, é a forma como se lida com esses gatilhos. Portanto, identifique-os e aprenda a lidar com eles. Você pode procurar ajuda de profissionais para te auxiliar nesse processo.
Crie uma rotina de exercícios
“Eu começo na segunda…”. Sabe essa pessoa? Não seja essa pessoa! Deixe a preguiça de lado e simplesmente comece a se exercitar.
Talvez não seja da melhor forma. Talvez não traga resultados físicos imediatos. Mas uma coisa é certa: vai te revigorar!
Exercícios nos dão mais disposição e auxiliam na regulação do nosso sono. Só vantagens! Para relaxar o corpo e a mente, organize-se para ter uma rotina e colocar exercícios físicos no seu cotidiano.
Alguns exercícios podem ser feitos em casa, com o auxílio de vídeos on-line e sem você ter que gastar nada:
- Alongamento
- Yoga
- Fitdance
- Zumba
- Aerohit
- Aeróbica
E muitos outros!
Concentre-se na sua respiração
Existem inúmeras técnicas de respiração que podem te ajudar e muito durante um momento de estresse ou uma crise de ansiedade.
Algumas delas que você pode experimentar são: contração do diafragma, respiração relaxada, relaxamento muscular progressivo, etc.
Lembramos que nem todas as técnicas de relaxamento vão funcionar da mesma forma para todos os indivíduos. Encontre a técnica que vai funcionar melhor para você.
Experimente a meditação
Na internet, é possível encontrar diversos vídeos e textos que te ajudarão a dar os primeiros passos na meditação.
Para muita gente, é uma ótima aliada no relaxamento da mente. Que tal dar uma chance? Existem diversos tipos de meditação: som primordial, zen, transcedental, metta… Você escolhe a melhor para você!
Tenha uma alimentação saudável
Já é comprovado que ter uma alimentação balanceada e saudável ajuda a regular todos os aspectos do nosso organismo.
Como corpo e mente estão sempre ligados, só é possível pensar em ‘cabeça relaxada’ se houver uma boa nutrição. Segundo especialistas, alguns alimentos podem te ajudar a relaxar. São eles:
- Aveia
- Linhaça
- Maracujá
- Gergelim
- Banana
- Chocolate amargo
Consulte um nutricionista para se certificar de qual programa alimentício você deve seguir.
Música para relaxar
Pop? Funk? Rock? Sertanejo das antigas? Um pouco de tudo? É você que manda! Quais são as músicas que te fazem cantar muito no banho?
Faça uma playlist com um pouquinho de tudo o que você curte ou procure em seu serviço de streaming favorito as melhores músicas para relaxar.
Nos momentos de estresse, coloque fones de ouvido, ligue o som e solte a voz!
Faça receitas que você curte
Tire o masterchef do armário e coloque em prática aquelas receitas que você favoritou, mas nunca teve coragem de tentar.
Você também pode usar um tempinho para aprender novas técnicas na cozinha. Vai que descobre um talento que ainda não havia sido explorado?
Quem tem interesse em aprender mais sobre gastronomia de modo geral, pode aprender durante o tempo livre a fazer receitas novas, com nossos cursos descomplicados de gastronomia.
Escute podcasts
Hoje em dia temos uma infinidade de categorias de podcasts para ouvir. Sociedade e cultura, humor, política, cultura pop, esportes, negócios.
Você pode até aprender novos idiomas ouvindo podcasts. Por se tratar de uma ferramenta que só utiliza da audição, pode ouvir podcasts enquanto trabalha, limpa sua casa, cuida do seu filho.
É um entretenimento que também pode ser informativo, à medida que você deseja.
Aprenda instrumentos musicais
São muitos os benefícios de aprender a tocar um instrumento musical. Além de aumentar sua capacidade de memorização, melhora a coordenação motora e também permite que você se expresse e alivie momentos de tensão e estresse.
Para aprender um instrumento musical, você pode recorrer a um professor, mas também pode tentar aprender sozinho(a) em casa por meio de aulas on-line. Uma ótima ideia para relaxar a mente.
Durma bem
Segundo a Sociedade Brasileira do Sono, as pressões e a competitividade da vida moderna têm feito com que as pessoas durmam cada vez menos.
A redução do tempo ou a privação de sono produzem efeitos danosos ao organismo, incluindo prejuízos cognitivos, aumento de irritabilidade e da liberação de cortisol e ACTH (hormônios relacionados com o estresse).
Evite dormir mal para não prejudicar os níveis de estresse no seu organismo. Para um jovem ou adulto, o tempo recomendado de sono por noite é de oito horas.
Faça trabalho voluntário
Quando você faz o bem para o outro, acaba por fazer o bem a si próprio também. Não estamos falando de religiosidade ou questões morais e filosóficas. A Psicologia Positiva também avalia o efeito dessas ações no aumento do nosso bem-estar.
Procure ajuda profissional
Mesmo seguindo todas essas dicas, para muitas pessoas, o ideal é procurar ajuda de um profissional. Você deve entender que ajuda psicológica ou psiquiátrica não é motivo para se envergonhar.
Saúde mental é muito importante e vai muito além de ‘relaxar a mente’ e ‘desestressar’.
Portanto, não hesite em buscar um profissional para te auxiliar. Caso você não possua condições financeiras para tal, procure os postos de saúde da sua região para encontrar a melhor solução para você. Mas não deixe de procurar ajuda!
Tudo passa
Sabemos que o momento que estamos vivendo tem impactado tanto a nossa saúde mental quanto a física. Encontrar formas de relaxar a mente e desestressar da rotina vai nos ajudar a prosperar na vida profissional, emocional, física e intelectual.
Lembre-se: tudo passa, busque relaxar a mente!