Se são os clientes que movem uma empresa, é preciso entender o perfil de cada um especificamente para saber a melhor estratégia de abordagem para converter uma venda.
Revelar o preparo de pratos pode parecer estranho, mas também é uma estratégia interessante para donos de bares e restaurantes.
Ao invés de manter as receitas em segredo, o compartilhamento do passo a passo aproxima o cliente da marca, despertando a curiosidade.
Restaurantes com balcão aberto, eventos presenciais e até posts em redes sociais explicando os conceitos da casa estão cada vez mais em alta.
No restaurante japonês Ken’Eki, o balcão principal é dividido entre assentos e a cozinha. Os sushimen preparam os pratos na frente dos clientes. Dos sushis aos pratos quentes, todos podem ser assistidos.
O contato favorece ainda a conversa entre público e equipe da casa. Os sushimen têm a oportunidade de trocar informações com os clientes mais curiosos durante o preparo.
“O formato cativa e ensina o cliente curiosidades sobre a gastronomia oriental.”, conta Dudu Sperandio, proprietário do Ken’Eki.
O pizzaiolo e empresário Daniel Mocellin resolveu abrir todo o processo de sua Pizzaria da Mathilda aos clientes.
Além de ter um balcão aberto, ele realiza workshops, nos quais os clientes têm acesso ao preparo acompanhando por Mocellin, degustação da pizza e até um material com as receitas e detalhes importantes para a produção de uma pizza de alta qualidade.
A Pizzaria da Mathilda é focada em trazer o estilo clássico napolitano de pizzas, com fermentação lenta da massa, formato individual e várias características que a tornam bem diferente das pizzas mais comuns no Brasil.
“O workshop me permite explicar sobre a qualidade da pizza que faço e difundir mais o formato napolitano.”, explica.
Acompanhar o pizzaiolo no preparo é uma forma de valorizar o produto a ser consumido, que vem de uma tendência maior do cliente em saber de onde vem a comida a ser consumida e como foi feita, agregando valor à toda a experiência.
Estela Cotes, que comanda a Rituais Casa de Café, também segue esta linha, realizando eventos que destacam a riqueza de cafés especiais.
Um dos workshops, de análise sensorial, contou com degustação profissional de diferentes espécies, origens e processamentos de grãos.
Outro, ensinou como torrar o próprio café. Além da proprietária do espaço, também são convidados profissionais de peso do ramo para ministrar esses eventos.
“O crescimento do mercado de cafés especiais ajuda na procura por casas especializadas, e a realização de workshops e degustações auxilia na formação de um público curioso e exigente.”, define Estela.