A internet pública gratuita de Curitiba completou dois anos no dia 21 de maio, com a marca de 172 mil usuários cadastrados, pessoas que podem acessar o Wi-Fi Curitiba de um dos 219 locais da cidade que têm o serviço.
Ao todo, a cidade conta com 304 pontos de internet, entre parques, escolas, terminais, Ruas da Cidadania, Liceus de Ofício, Faróis do Saber. Alguns locais têm mais de um ponto de acesso.
“A internet gratuita para todos os cidadãos que quiserem é uma realidade que garante inclusão digital e cidadania à população de Curitiba.”, afirma o secretário de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), Alexandre Jarschel de Oliveira.
Onde tem mais gente acessando a internet de graça
O Wi-Fi Curitiba integra a meta de projetos sociais do Contrato de Gestão que a Prefeitura de Curitiba tem com o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI).
Levantamento do Instituto em parceria com a Secretaria mostra que os terminais Cabral, Sítio Cercado, Santa Cândida e Portão são os que têm maior número de acessos.
Dos cerca de 172 mil usuários cadastrados, 58 mil pessoas fizeram 703 mil acessos nos locais de internet gratuita só em 2023. Neste ano, mais de 17 mil fizeram o seu cadastro pela primeira vez.
O acesso ao serviço é feito pelo computador ou celular por meio do e-Cidadão, base única de dados da Prefeitura de Curitiba que permite o cadastro do cidadão que queira acessar o Wi-Fi gratuito e outros serviços.