Até 17 de fevereiro, a Capital paranaense, considerada um dos principais polos cervejeiros do Brasil, recebe a terceira edição do Festival de Sour.
O evento, que é promovido pelo We Are Bastards Pub, considerado o melhor lugar para tomar cerveja artesanal, por alguns dos principais prêmios gastronômicos da cidade, terá como tema central cervejas sour que passaram por barris de madeira durante sua fermentação, chamadas de wild ale.
O taplist do festival também vai contar com outras variantes da sour, a Smothie Sour, que possui textura de vitamina e adição de muita fruta; a Catharina Sour, o primeiro estilo brasileiro a ser reconhecido internacionalmente como um estilo de cerveja; a Gose, estilo que une a acidez com a sensação de salgado na boca e tem adição de semente de coentro.
Tem também a Berliner Weiss, derivada de um tipo de cerveja que leva trigo na composição, lembra bastante iogurte natural, numa pegada ácida e pode ter ou não adição de fruta na receita.
“O Festival de Sour do We Are Bastards é uma oportunidade muito especial pra quem ama as sours e quer experimentar rótulos diferentes e até exclusivos. É uma imersão dentro desse universo das cervejas ácidas que tem apresentado tantas possibilidades.”, explica Marina Milani, beer sommelier do We Are Bastards Pub e idealizadora do evento.
Entre os rótulos que fazem parte do Festival de Sour está a Joy Wild Ale, uma wild ale feita pela Joy Project Brewing exclusivamente para o pub em comemoração a terceira edição do evento.
A opção traz notas de couro, cerejas, celeiro, leve fenólico e aceto balsâmico, sendo um blend de 50% de uma base 100% Maris Otter fermentada com levedura mista belga Brettanomyces Lambicus e Claussenii por um ano, 25% de uma Old Ale envelhecida em barril de carvalho frances por 18 meses, que antes continha vinho Cabernet Sauvignon que proporciona notas de amêndoas, baunilha, nozes, pão torrado e leve tanino, e 25% de uma Berliner Weisse fresca com acidez láctica limpa, deixando com uma grande complexidade, leve e refrescante.
Outros rótulos que merecem destaque são: a Tutti Smutti, uma Smoothie Sour com 7% de teor alcoólico, com adição de fruta, chiclete e lactose que juntos deixam a cerveja num tom azul.
O rótulo é uma collab entre as cervejarias Suri e a Sacramento Brewing; a Gasoline Sour, uma Flanders Red Ale de teor alcoólico de 6,7%, super complexa, com notas de frutas vermelhas, baunilha, e melaço, que traz também um toque de aceto balsâmico ao paladar; a Morada CDB, uma Gose com Limão, Sal e aveia, que brinca com a referência do tradicional “c* de burro”.
Uma cerveja com baixo amargor e teor alcoólico de 4,8% também da Morada Etílica; a Biomas, uma Imperial Sour com graviola, cupuaçu, mel de cacau e teor alcoólico de 8,1%, da cervejaria Mindu; e a Spontaneous #14 Eucaliptus, uma Farm house ale que passou por barril de madeira e leva folha de eucaliptu na composição.
A cerveja, da cervejaria Zalaz, tem teor alcoólico de 5,5%;
Uma novidade dessa edição são as sidras, também na mesma proposta de acidez, e feitas a partir da fermentação do suco de maçã.
Uma delas vai ser a Bublle Field, com adição de manjericão e morango e com 9,2% de teor alcoólico, da cervejaria Dádiva;
“Vamos ter muitas opções no tap pra ilustrar toda a diversidade dentro do estilo. Cada rótulo é muito único, e traz consigo suas próprias características e acreditamos que essa é a parte mais rica da experiência do festival: mergulhar mesmo no mundo da cervejas ácidas, explorando ao máximo o potencial desse estilo.”, finaliza Marina Milani.
Copos personalizados
Uma novidade fará parte da nova edição do Festival de Sour que são os copos personalizados.
Para ganhar o copo, o cervejeiro precisa completar o cartão fidelidade, disponibilizado pelo pub, com os cinco rótulos participantes do evento.
O item deve ser retirado, até 18 de fevereiro, no Bar da Fábrica da Bastards Brewery, localizado no bairro Centro Cívico.
Os copos estarão disponíveis enquanto durarem o estoque.
Encerramento em grande estilo
Após o término do período da terceira edição do Festival de Sour, que ocorre no We Are Bastards Pub, no bairro Água Verde, os barris restantes serão encaminhados para o Bar da Fábrica da Bastards, no Centro Cívico, no dia 18 de fevereiro, proporcionando uma última oportunidade para os fãs do universo cervejeiro de provar opções especiais.
Além disso, o Bar da Fábrica fará o relançamento da Acid Blood, uma Imperial Sour da Bastards Brewery com toques de goiaba, framboesa, cascas de toranja e teor alcoólico de 9%.
O rótulo estará disponível, em lata e na torneira, todo o período do festival apenas no Bar da Fábrica da Bastards Brewery.
O We Are Bastards Pub fica localizado na Av. Iguaçu, 2300, no bairro Água Verde. A entrada é gratuita.
O horário de funcionamento é de terça-feira a domingo, a partir das 18h. Acompanhe as novidades pelas redes sociais: Instagram (@wearebastardspub) e Facebook (WeAreBastardsPub).
Serviço
Festival de Sour do We Are Bastards Pub
Local: We Are Bastards Pub (Av. Iguaçu, 2300, no bairro Água Verde)
Horário de funcionamento: Terça-feira a domingo, a partir das 18h
Entrada gratuita