Estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) revela que o número de microempresas individuais (MEIs) no Paraná cresceu 9,51%, mais que a média nacional.
Quem pode ser MEI?
As atividades como Microempreendedor Individual não se restringem apenas ao limite máximo de faturamento de R$ 81 mil por ano, mas também dependem do tipo de atividade exercida. Na realidade, o MEI não representa uma empresa, mas sim um profissional individual que adquire algumas prerrogativas empresariais ao obter o registro no CNPJ.
Em outras palavras, nem todo tipo de negócio pode ser enquadrado como MEI, e para verificar se é possível optar por esse modelo tributário, basta consultar a lista de atividades permitidas acessando o link disponível. CLIQUE AQUI.
Além disso, o empreendedor que se enquadrar nas atividades do MEI e tiver o faturamento dentro do limite estabelecido, só poderá se registrar nessa categoria caso não seja administrador, sócio ou titular de outras empresas.
As principais vantagens de ser MEI são:
Obtenção de CNPJ sem custo: Uma das principais vantagens de ser MEI é que a obtenção do CNPJ é totalmente gratuita, realizada online diretamente pelo Portal do Empreendedor.
Tributação reduzida: O cálculo MEI Simples Nacional é outro significativo benefício dessa categoria. Isso acontece porque os valores de impostos a serem pagos mensalmente são fixos, sendo os valores modificados apenas quando há reajuste do salário mínimo, ou alguma determinação da Receita Federal.
Declaração de faturamento simplificada: Anualmente, o MEI precisa prestar contas à Receita Federal quanto ao seu faturamento. Ainda assim, isso é feito de forma simplificada, por meio da emissão e envio da DASN-MEI, Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional.
Garantia de benefícios previdenciários: Outra importante vantagem de ser MEI é que o empreendedor tem direito garantido a diversos benefícios previdenciários.
Possibilidade de contratar um funcionário: O profissional que regulariza a empresa nessa natureza jurídica tem outra importante vantagem, que é a chance de contratar 1 (um) colaborador.
Empréstimos bancários direcionados: Alguns bancos públicos são apoiadores do MEI e, por conta disso, disponibilizam linhas de crédito especiais para essa categoria. Com isso, quem é microempreendedor individual pode contratar empréstimos a taxas e juros diferenciados, e utilizar da melhor forma que for possível para o crescimento do negócio.
Chances de fazer negócios B2B: Outra das vantagens de ser MEI está no fato de que, uma vez legalizado nessa categoria, o empreendedor pode emitir nota fiscal.
Foto: Reprodução/Divulgação