No dia 14 de setembro, a desenvolvedora de jogos eletrônicos Riot Games anunciou o novo formato do Valorant Champions Tour (VCT) para 2023.
Dividida em cinco partes, a nova temporada global da modalidade de e-Sports começará na cidade de São Paulo, em fevereiro, com um torneio que garantirá à Liga do campeão uma vaga extra no Masters, campeonato que assegura a equipe vencedora no Mundial de Valorant.
“A paixão da comunidade de Valorant nos inspirou a sonhar alto, evoluir o Valorant Champions Tour e atender à demanda que estamos vendo em todos os cantos do mundo. Em 2023, usaremos tudo que aprendemos, acrescentando algumas ideias novas e formando parcerias que nos ajudarão a realizar nossos sonhos para a próxima edição do VCT.”, declarou Whalen Rozelle, líder de operações de e-Sports da Riot Games.
Depois da estreia no Brasil, o VCT seguirá para a primeira etapa competitiva do ano. Com disputas presenciais nas regiões Emea (Europa, Oriente Médio e África), Apac (Ásia e Pacífico) e Américas, as partidas das Ligas internacionais acontecerão em três cidades: Berlim, Seul e Los Angeles.
Assim, cada lugar contará com cobertura presencial em vários idiomas, para que os fãs de todo o mundo possam acompanhar a competição.
Essa etapa começará em março, com duração de oito semanas, e definirá as três campeãs de cada Liga, em maio.
Apesar das temporadas seguintes contarem com duas etapas da Liga internacional, o ano de 2023 trará apenas uma, concedendo às equipes participantes tempo suficiente para estabelecerem suas respectivas centrais.
Na sequência, o VCT irá para a disputa do Masters, que começará em junho e contará com as melhores equipes das Ligas internacionais.
Assim, o vencedor dessa etapa garantirá classificação diretamente ao Champions, Campeonato Mundial de Valorant.
Contudo, antes do Mundial, ainda serão realizadas as qualificatórias finais, que oferecerão três vagas restantes para o Champions.
A temporada do VCT terminará em agosto, ao fim da disputa do torneio que definirá a melhor equipe de Valorant do mundo.