Duas sorveterias brasileiras se destacaram no Festival Mundial do Gelato, uma espécie de Copa do Mundo do Sorvete que aconteceu no dia 14 de julho, em Roma, na Itália.
Nossas representantes entraram no ranking dos 50 melhores sorvetes do mundo. De acordo com a lista divulgada pela organização do evento, a Sorveteria Cairu, de Belém do Pará, é a mais bem colocada do Brasil e ficou em 32º lugar no ranking, com destaque para o sorveteiro “de ouro” do país, Armando José Laiun Filho.
O trabalho excepcional da Cairu já foi condecorado como o melhor do Brasil nove vezes — uma delas em uma edição anterior da mesma premiação e outras oito na avaliação de diferentes competições.
Ela faz jus ao título prestigiando ingredientes e sabores nacionais em seu menu. Um exemplo é o premiado sorvete Carimbó, uma mistura de doce de cupuaçu e castanha do Pará, batizado em homenagem a uma dança indígena típica da região Norte.
Há ainda uma outra pedida de destaque chamada Paraense, que leva açaí e farinha de tapioca.
Sorveteria Cairu, de Belém do Pará
Serviço: Sorveteria Cairu – Avenida Boulevard Castilhos França, Estação das Docas, em Belém (PA). Telefones: (91) 3246-9129/99100-2237
Sabores inusitados
Já a segunda brasileira na lista é a San Lorenzo Gelateria, de São Paulo, que levou o 37º lugar (empatada com a Dona Malina, de Florença, na Itália) pelo trabalho de Brenno Floriano.
San Lorenzo Gelateria, em São Paulo
No cardápio de sucesso da casa bastante premiada — vencedora como Melhor Gelato do Brasil em 2018 e 2021 —, há versões exclusivas como os gelatos de baba de moça, gorgonzola (!), hibisco, strudel, panetone e pétalas de rosa, que disputam espaço com os já tradicionais com Nutella, pistache e menta.
Serviço: San Lorenzo Gelateria – Avenida Jorge João Saad, 900, Vila Inah, São Paulo (SP) Telefone: (11) 2893-0387 Cerca de 5 mil sorveterias do mundo todo disputaram o prêmio de Melhor Gelato do Mundo.