Muito consumida por pessoas veganas e vegetarianas, a soja possui diversos benefícios para a saúde por ser rica em proteínas, cálcio, magnésio e ferro, além de auxiliar no controle do mau colesterol.
A semente ainda é bastante versátil e pode ser utilizada no preparo de receitas salgadas, doces e até mesmo sucos, sendo uma excelente substituta da proteína de origem animal.
Segundo a nutricionista Flávia Ribeiro, professora do curso de Nutrição da Uninassau Recife, ela ainda apresenta excelentes níveis de fibras e auxilia no controle ou perda de peso corporal.
“Muitas pessoas acham que a única vantagem que a soja possui é o fornecimento de proteínas, no entanto, são inúmeros os benefícios que essa semente gera para a nossa saúde”, destaca.
Um exemplo: por ter fibras, proporciona a sensação de saciedade e auxilia o trânsito intestinal, possui também antioxidantes que auxiliam no combate do envelhecimento precoce e radicais livres.
“É importante salientar que ela pode ser uma ótima alternativa e custo benefício para ser consumida no lugar da proteína animal ou até mesmo, em associação com essa proteína”, explica.
Na gastronomia, devido à sua versatilidade, diversos pratos e receitas diferenciadas podem ser elaboradas.
Antônio Gomes, professor do curso de Gastronomia da Uninassau Recife, explica que para preparar o grão de soja, deve-se colocá-lo de molho – deixando de um dia para o outro – e depois ele deve ser fervido para eliminar a lecitina e o ácido fítico que são substâncias antinutricionais.
“Após esse procedimento ele está pronto para ser consumido. Também é possível encontrar a proteína texturizada desidratada, na qual é preciso hidratar só por 15 minutos em água e já está pronta, e a desidratada com sabores que pode ser consumida pura.”
“Para quem quer iniciar o processo de transição da carne para a soja e deixar a opção mais atrativa, temperos como pimentas, hortelã, coentro e óleo de gergelim são excelentes opções para diminuir o sabor residual, e essa preparação pode ser feita de forma assada, frita, forneada, além de doces.”, completa o professor.
Tanto o grão de soja como a proteína texturizada de soja desidratada podem ser armazenada em potes iguais aos que se costuma armazenar feijão ou arroz.