A comunicação em Libras, a Língua Brasileira de Sinais, vai ser utilizada e conhecida por mais servidores municipais da Prefeitura de Curitiba.
O Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência vai ampliar, neste ano, o projeto Comunicação, Tá na Mão.
O objetivo é tornar acessível a comunicação entre os servidores e as pessoas surdas que procuram os serviços da Prefeitura.
O projeto Comunicação, Tá na Mão foi lançado em agosto de 2020 e identificou 60 servidores municipais, em todas as secretarias e órgãos da Prefeitura, que já sabiam Libras para serem referência nos locais onde trabalham.
Todos receberam um kit de identificação, composto por crachás, adesivos e displays de mesa com o símbolo de Libras, para que a comunidade surda saiba que aquele local possui acessibilidade comunicacional.
Com a pandemia em 2020 e a maioria dos servidores trabalhando em home office, o projeto ficou em modo de espera.
Na sexta-feira (28/4), o Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência promoveu uma reunião com os servidores que participam do Comunicação, Tá na Mão para avaliar como está o andamento do projeto e para discutir avanços que a ação pode ter.
“Vamos ampliar o projeto neste ano e abrir para mais servidores municipais participarem. A ideia era identificar quais servidores da Prefeitura já sabe se comunicar em Libras e colocar um display no local onde trabalho para que a pessoa surda saiba quem procurar.”, explicou a diretora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Denise Moraes.
Visibilidade e identificação
Lucilene de Castro Campos, professora da Escola Municipal de Educação Especial Tomaz Edison de Andrade, afirma que o projeto Comunicação, Tá na Mão é importante para identificar os servidores da Prefeitura que sabem se comunicar em Libras.
“O projeto dá visibilidade para quem já sabe Libras. Isso facilita para as pessoas surdas que procuram a escola. Na semana passada atendi uma mãe surda que estava com dificuldades de se comunicar.”, afirmou Lucilene.
Na Unidade de Saúde Iracema, no Capão da Imbuia, as pessoas com deficiência auditiva já procuram direto o atendimento com a Adriana Marafon.
“Tenho o display do Comunicação, Tá na Mão em cima da minha mesa e os surdos vão direto me procurar. Com Libras, a gente consegue se comunicar muito melhor com a comunidade surda, passar o que eles precisam saber para cuidar da saúde.”, explicou Adriana, que entrou no projeto em 2021 e usou os conhecimentos durante a vacinação contra o Covid-19 no Pavilhão da Cura, no Parque Barigui.
“As pessoas surdas vinham com o celular mostrando a foto de uma reportagem que divulgou o atendimento que fiz em Libras para uma pessoa surda durante a vacinação.”, disse Adriana.
Além dos servidores das secretarias municipais da Educação e da Saúde, também participaram da reunião representantes da Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, Guarda Municipal, e do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap). As intérpretes da Central de Libras Sônia de Paula e Sandra Mara Mathias também participaram da reunião.
Central de Libras
A Central de Libras é um serviço do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência que oferece aos surdos acompanhamento em consultas, entrevistas de emprego, audiências e demais situações onde seja necessária a interpretação, quebrando a barreira comunicacional para que a pessoa com deficiência auditiva tenha igualdade de oportunidade no acesso aos serviços oferecidos pela sociedade.
O atendimento é feito nas modalidades on-line e presencial. O agendamento pode ser feito pelo WhatsApp (41) 99255-8206, telefone (41) 3221-2262 ou por e-mail: centraldelibras@curitiba.pr.gov.br.
O endereço do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência é Rua Schiller, 159, Cristo Rei.