O Senac escolheu o 25º Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, o principal evento da área no Estado com reconhecimento nacional, para a inauguração do hub.S – primeiro hub mineiro de inovação em gastronomia e turismo.
O hub.S irá conectar, apoiar, inspirar, formar e capacitar profissionais por meio de ações de educação, empreendedorismo, inovação e tecnologia, além de levar aos setores envolvidos mais oportunidades, conhecimento, inovação e desenvolvimento.
A partir do Festival, estarão em funcionamento o coworking, a loja compartilhada de produtos da região, Primórdios Lab e o lounge com espaços instagramáveis.
O local já está pronto para a realização de programa de desenvolvimento de startups, de empreendedores, hackathons, Senac Recebe, entre outras atividades.
Na segunda fase, o espaço vai comportar laboratórios de tecnologia, estúdio para gravação de podcasts e vídeos, tech room, entre outros.
Nove dias de programação gratuita
Durante o evento haverá uma programação com workshops gratuitos, com inscrições prévias pela Sympla.
Vinhos Mineiros, dos “Primórdios” da Vitivinicultura em Minas Gerais aos vinhos mineiros contemporâneos (21/08); O ouro líquido de Minas Gerais (24/08); Cerveja: aromas e sabores (25/08); S às Cegas (26/08); Degustação de cafés especiais (27/08) e Trilogia da Inconfidência: doce de figo recheado, doce de abóbora no tacho de cobre e queijo minas frito (28/08).
As ações foram estendidas também durante a semana, incentivando a participação dos moradores da região. As vagas são limitadas.
Além disso, o espaço, localizado na rua São Francisco de Paula, 164, ficará aberto para visitação do público. A loja compartilhada funcionará até 28 de agosto (exceto dia 22) e terá produtos como vinhos, doces mineiros, embutidos artesanais e queijos, entre outros.
“O Senac em Minas já possui uma parceria consolidada com o evento, e, nessa edição de 25 anos, realizamos a entrega desse espaço pioneiro de fomento ao desenvolvimento social e econômico para todo o Estado, por meio de ações educacionais para o segmento de gastronomia e turismo. Trata-se de uma união de esforços: a junção da tradição de um dos mais importantes festivais gastronômicos do nosso país com a educação profissional inovadora.”, adianta Karla Cristina da Silva, especialista em Inovação Educacional do Senac.
O lançamento do hub.S conta com parcerias que conectam oportunidades e empreendedorismo: Like Wine, Collact Serviços Digitais S.A, Charcutaria Sagrada Família, Ambev S.A e Clima ao Vivo.