A saúde está totalmente ligada ao bem-estar e à qualidade de vida. Uma pessoa que não está se sentindo bem física e emocionalmente, possivelmente não conseguirá se desenvolver e desempenhar todo o potencial que possui.
Por isso, precisamos falar sobre esses assuntos, porque apenas com a base sólida é possível construir uma edificação imponente e resistente.
Importância da saúde, bem-estar e qualidade de vida
Apesar de serem termos bastante próximos, cada um deles representa algo de importante. Veja, a seguir, uma explicação mais detalhada de cada um desses pilares da plenitude e da felicidade.
Saúde
De acordo com uma definição da OMS (Organização Mundial da Saúde), é considerado saúde o estado de completo bem-estar físico mental e social. Sendo assim, para ser saudável não basta não ter nenhum tipo de doença, é preciso se sentir plenamente bem.
Bem-estar
Bem-estar é o estado de satisfação plena que não envolve apenas o corpo, mas também o espírito, que é a parte imaterial do Ser humano. É marcado por uma sensação de tranquilidade, conforto e segurança.
Qualidade de vida
Por último, o conceito de qualidade de vida, que engloba o bem-estar físico, mental, psicológico, emocional, os relacionamentos sociais, a educação, as oportunidades, o poder de compra, enfim, tudo o que pode contribuir para a satisfação das pessoas.
Agora, pense por alguns instantes em como seria a sua vida sem um desses três pilares. Consegue se imaginar sem um deles? Acha que é possível se desenvolver, construir uma carreira e ser feliz sem saúde, bem-estar e qualidade de vida?
Certamente que não, porque precisamos estar bem em primeiro lugar para depois buscarmos nossa realização.
Cuidar de si mesmo e prezar por saúde, qualidade de vida e bem-estar é um investimento que todos devem fazer e você pode começar hoje mesmo, mudando seus hábitos e se colocando como prioridade.
7 dicas para promover sua saúde, bem-estar e qualidade de vida
Agora que já sabe qual é a importância desses três pilares para uma vida plena, confira algumas dicas que te ajudarão a viver de forma que as suas necessidades como ser humano sejam supridas e, assim, possa se dedicar com afinco aos seus objetivos.
1 – Fique atento aos sinais do seu corpo
O nosso corpo (o que inclui, também, a mente) envia sinais o tempo todo, mostrando que estamos ansiosos, cansados, felizes, doentes. Manter atenção a esses sinais é fundamental para identificar eventuais problemas e resolvê-los logo no início.
Nunca ignore um alerta do seu corpo porque está sem tempo, pois isso pode fazer com que precise de mais tempo ainda para apagar os incêndios gerados pela negligência consigo mesmo.
2 – Cuide da sua autoestima
Muitos falam de autoestima associando apenas à aparência física, mas a verdade é que se trata de algo muito mais grandioso do que isso.
Autoestima significa a estima que tem por si mesmo e o quanto se aprecia como indivíduo, o que envolve suas habilidades, seu jeito de ser, enfim, toda a sua essência.
Cuide sempre para que esse relacionamento interno seja positivo e gentil, porque é por intermédio dele que irá se manter motivado para se desenvolver e buscar os seus objetivos.
3 – Faça um planejamento das atividades que precisa realizar
Para evitar se sentir sobrecarregado com tantas coisas para resolver em um mesmo dia, adote o hábito de se planejar. Por mais que essa medida não vá reduzir a quantidade de obrigações que tem a cumprir, o fato de organizá-las fará com que o tempo seja otimizado e consiga cuidar de si.
4 – Mantenha suas finanças organizadas
Como pode ver nas definições de saúde, bem-estar e qualidade de vida, são conceitos que envolvem a satisfação de uma pessoa como um todo. E devemos reconhecer que os aspectos têm relação com as finanças, afinal, precisamos de dinheiro para nos sustentar e viver com conforto.
Sendo assim, é preciso que dedique um pouco do seu tempo para manter suas finanças organizadas. Uma forma simples de começar é usar um aplicativo, criar uma planilha ou mesmo uma agenda, se assim desejar, para registrar todos os seus gastos. Isso permitirá que repense cada um deles e consiga se planejar para realizar seus objetivos.
5 – Adote hábitos saudáveis
Para se manter saudável, é necessário adotar certos hábitos fundamentais, dentre os quais podemos destacar três, que são:
- Alimentar-se bem, evitar pular refeições e dar preferência para alimentos naturais;
- Prezar pela qualidade do seu sono e, a qualquer sinal de problema, procurar ajuda especializada;
- Praticar atividades físicas regularmente, e, assim, obter benefícios para o corpo e a mente.
6 – Passe tempo de qualidade com seus entes queridos
Os relacionamentos são uma parte importante dos conceitos de bem-estar e qualidade de vida. Dessa maneira, lembre-se de passar tempo de qualidade com os seus entes queridos, deixando de lado o celular, os e-mails de trabalho e as preocupações.
Concentre-se totalmente ao momento, converse, ouça, se divirta, isso irá estreitar os laços entre vocês e trazer benefícios para todos.
7 – Encontre prazer em tudo o que fizer
Por fim, procure encontrar o prazer em tudo o que fizer, até mesmo nas atividades consideradas mais cansativas. Tudo pode ter um significado, basta que você atribua.
Acordar cedo todos os dias para trabalhar pode ser visto como um esforço para alcançar seus sonhos, as obrigações domésticas como um cuidado para deixar o seu lar mais agradável para você e sua família e assim por diante.
Enxergue além e conseguirá dar sentido para tudo, tornando a execução das tarefas muito mais agradável.
Em uma escala de 0 a 10, o quanto já se preocupa com a sua saúde, bem-estar e qualidade de vida? Independentemente da sua resposta, saiba que sempre é tempo de melhorar e se cuidar mais.