Um fato inegável é que as redes sociais estão presentes no dia a dia de todas as pessoas. Atualmente, é quase impossível encontrar alguém que não possui ou acompanhe constantemente todas as atualizações das mídias sociais.
É só sair na rua que logo logo vemos diversos celulares nas mãos acessando, por exemplo, Instagram, TikTok, Twitter e outras redes sociais.
É praticamente um vício coletivo, uma mania universal.
Impactos do uso das redes sociais
As redes sociais já deixaram de ser apenas um canal de entretenimento ou passatempo, para se tornarem mais uma ferramenta para empresas e negócios.
Com perfis profissionais em mídias como Instagram é possível gerar mais oportunidades de conversão, criar um relacionamento mais próximo com seu público-alvo e alavancar o crescimento do seu negócio.
Afinal, quanto mais lugares a sua empresa estiver, mais lembrada ela será!
Entretanto, o uso das redes sociais de forma desenfreada pode impactar bastante na saúde mental dos usuários.
Segundo um recente estudo norte-americano, meninas entre 13 e 17 anos estão mais propensas a sofrer de depressão por causa do uso excessivo das redes sociais.
O estudo também identificou que pessoas que ficavam mais de 6 horas por dia navegando nas redes sociais estão mais propensas a apresentarem algum sintoma de depressão ou ansiedade.
Quando se é empreendedor na área de social media, esse uso pode até triplicar de constância e frequência, afinal é preciso cuidar dos post das redes sociais, tanto do seu perfil profissional quanto do seu pessoal.
Acompanhar os amigos e os concorrentes, estar atento a todas as tendências do momento, enfim, uma infinidade de obrigações para crescer seu perfil pessoal e profissional.
Tudo isso aliado com a produção de conteúdo, pode gerar ainda mais ansiedade e estresse, já que para o crescimento do seu perfil é necessário uma constância de postagens.
Para te ajudar a cuidar do seu perfil profissional sem afetar a sua saúde mental e física, separamos algumas dicas para você conseguir aproveitar o lado positivo e divertido das redes sociais, sem se estressar com a produção de conteúdo.
4 dicas para melhorar a sua relação nas redes
1. Desligar as telinhas às vezes é necessário
Estudos feitos pela a Universidade de Seul, na Coreia do Sul, já comprovam que o uso exagerado de smartphones pode causar dependência e tem efeitos comparáveis a qualquer outro vício em substâncias químicas, como por exemplo cocaína.
Neste mesmo estudo foi apontado que viciados em celulares apresentam níveis elevados de depressão, ansiedade, insônia e impulsividade.
Por isso, é necessário, às vezes, dar um passo para trás e controlar melhor as horas de uso do celular.
Lembre-se que aplicativos como Instagram e TikTok são projetados justamente para prender a atenção do usuário e proporcionar uma necessidade de estar 24h atualizado, o famoso “medo de estar perdendo algo”.
Para você não cair nessa, o primeiro passo é desativar as notificações de aplicativos, como por exemplo Facebook e Instagram.
Essas notificações normalmente só servem para aguçar sua curiosidade a ir conferir o que há de novo.
Além disso, uma boa ideia é estabelecer horários e momentos para acessar as redes e também a duração.
Se tiver dificuldade em encontrar ou seguir um limite de acesso, existem alguns aplicativos que alertam que é hora de desconectar um pouco!
2. Não deixe o Instagram dominar a sua vida
Um dos motivos pelo qual as redes sociais, como o Instagram, estão reforçando a ansiedade e o estresse é justamente a necessidade de realizar postagens com constância.
Quando se tem um perfil profissional, é ainda mais vital estar com as postagens em dia.
Preparar a sua postagem no dia a dia pode ser um desses causadores de ansiedade e preocupação, afinal, vai ser sempre uma tarefa constante na sua mente.
A gente sabe que a vida de empreendedor já demanda várias atividades extras e urgentes, por isso, organize seus posts e temas, tenha um calendário de postagens e defina qual vai ser a frequência.
3. Evite seguir perfis tóxicos ou ficar se comparando
Já passou na sua mente “Queria ter um perfil como o dele” ou “Nossa, como ele tem tempo de criar todo esse conteúdo” ou “Queria que meu perfil tivesse sucesso como do fulano!”.
Esses pensamentos sutis podem parecer inofensivos, mas acompanhar constantemente conteúdos que te fazem sentir inferior ou causem uma comparação constante pode desgastar sua saúde mental.
Páginas de coach de empreendedorismo podem gerar uma cobrança muito forte sobre sua produtividade ou até mesmo sobre seus resultados.
O discurso como “Você precisa estudar/trabalhar enquanto eles dormem”, “O que você faz de meia-noite às seis?”, “Esquece vida social” pode causar ansiedade, estresse e até te deixar para baixo, então, por que continuar seguindo ou consumido se não é um conteúdo que te motiva, não é mesmo?!
Essa atitude, além de tornar sua relação mais leve com as redes sociais, também ajuda a limpar o excesso de informação na sua timeline que, além de desnecessário, muitas vezes pode sobrecarregar a sua mente.
4. A vida nas redes sociais é editada
Por último, mas não menos importante, lembre-se que a vida nas redes sociais possui um glamour muitas vezes irreal.
Então, nada de comparar a sua jornada com a jornada de outras pessoas nas redes sociais. Seja um colega, amigo, influenciador ou até um concorrente.
As publicações em redes como o Instagram muitas vezes causam a sensação de autenticidade e de realidade, mas na verdade são profundamente editadas, sejam ângulos, filtros, luzes e até edições de imagens.
Por isso, lembre-se: Ninguém tem uma vida perfeita e as redes sociais podem transmitir essa sensação. Afinal, por lá as pessoas compartilham, principalmente, os seus melhores momentos como festas, viagens, passeios e conquistas.
Isso pode causar a sensação de você não estar vivendo ou sua vida não ser tão animadora. Então, tenha em mente que nem tudo que está nas redes socais é real!
Porém, as redes sociais, quando consumidas com sabedoria e consciência, podem ser muito divertidas!
Por isso, coloque essas dicas em prática e aproveite o lado bom que é o de unir pessoas e facilitar a comunicação.