Todo dia é dia de feira em Curitiba. A cidade mantém a deliciosa tradição desde que imigrantes de poloneses e italianos começaram a comercializar suas produções de frutas e hortaliças em carroças, no Centro da cidade, no século 19. O tempo foi passando e as feiras ficando cada vez maiores e diversificadas.
Hoje fazer compras em uma das Feiras Livres da Prefeitura também significa passear com a família para comer o tradicional pastel, além de encontrar vizinhos e ter aquela boa conversa com o feirante que se tornou amigo.
Passeio agradável
A dona de casa Marilene Pontirolli, 57 anos, frequenta a Feira do Bigorrilho. “O pessoal das bancas é demais, todos se tornaram verdadeiros amigos pelo tempo que frequento aqui. É um passeio que eu gosto”, diz ela.
É o caso também da aposentada Maristela Cristina Rodrigues, 59 anos, que afirma preferir comprar suas verduras e hortaliças sempre em uma feira. “Os produtos são mais frescos, bonitos e de confiança”, destaca.
A feirante Wiviane Cavilio Tulio, 42 anos, está na feira do Bigorrilho há 21 anos e conta que é preciso muita dedicação em um trabalho que envolve toda a família. “A feira abre para o público na quarta-feira pela manhã, mas os preparativos começam às 2h da madrugada, quando chegamos para montar. É cansativo, mas a gente faz com amor”, afirma.
Conheça as feiras na nossa região
Uberaba: Todas as terças-feiras na Rua Coronel José Carvalho de Oliveira, das 7h às 11h.
Jardim das Américas: Nas sextas-feiras na Praça Maestro Bento Mussurunga, das 7h às 11h.
Jardim das Américas: Todas as quartas-feiras na Rua Des. Joaquim de Oliveira Sobrinho, das 16h às 21h.
Uberaba: Nas segundas-feiras na Rua Doná Bárbara Cid, das 17h às 21h.
Uberaba: Nas sextas-feiras na Rua Cap. Leônidas Marques, 1401-1443, das 17h às 21h.
Foto: Ricardo Marajó