No mês do meio ambiente, a Fundação Cultural de Curitiba oferece três opções de roteiros culturais gratuitos para celebrar a relação entre arte e preservação ambiental: Yanonami em Curitiba – exposição fotográfica da Claudia Andujar; o documentário Biocêntricos e a mostra de ilustração de Abelhas Nativas da Mata Atlântica.
Com diferentes abordagens artísticas, todas as opções demonstram como a expressão artística pode ser um instrumento poderoso na conscientização para proteção da natureza e também no fortalecimento da identidade cultural de um povo.
Exposição Yanomami no Museu Municipal de Arte (MuMA)
A partir do dia 14 de junho, o MuMA receberá uma coleção de 80 fotografias da renomada fotógrafa Claudia Andujar.
As imagens foram capturadas durante as expedições da fotógrafa à Amazônia nos anos 1970 e 80, retratando a vida cotidiana, costumes e tradições do povo indígena Yanomami.
A exposição alerta para a importância da preservação do território Yanomami e mostra a expressão artística como meio de conscientização ambiental.
As imagens da mostra Yanomami pertencem ao acervo do Museu da Fotografia Cidade de Curitiba. Foram adquiridas pelo município em 1998, quando a fotógrafa participou da 2ª Bienal Internacional de Fotografia, promovida pela Fundação Cultural de Curitiba, presidida na época pela primeira-dama Margarita Sansone.
Local: Museu Municipal de Arte – MuMA – Portão Cultural (Av. República Argentina, 3430 – Portão).
*Abertura, 14 de junho, às 19h.
Até 1º de setembro – De terça a sexta-feira, das 10h às 19h.
Gratuito
Exibição do filme Biocêntricos na Cinemateca
No Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 5 de junho, a Cinemateca de Curitiba apresentou o documentário premiado Biocêntricos.
O filme retrata o trabalho da bióloga e ativista americana Janine Benyus, que promove a biomimética, uma abordagem que busca solucionar os problemas gerados pela humanidade por meio do uso das estratégias e conhecimentos da natureza.
O documentário mostra como a biomimética influencia o trabalho de diversos profissionais, como ecologistas, arquitetos, designers, químicos e engenheiros, em diferentes países.
Depois da sessão, houve um bate-papo com a diretora do filme, Fernanda Heinz Figueiredo.
Exposição Abelhas Nativas da Mata Atlântica no Jardim Botânico
A Galeria das Quatro Estações, localizada no Jardim Botânico, apresenta a exposição da artista visual e ilustradora Birgitte Tümmler.
A mostra exibe reproduções em grande escala de 19 espécies de abelhas nativas da Mata Atlântica, desenhadas pela artista com caneta esferográfica.
Birgitte utiliza sua habilidade artística para sensibilizar e promover a conscientização ambiental. A exposição faz parte dos esforços do grupo Abun, que reúne artistas e biólogos em prol da proteção de espécies ameaçadas.
Essas três opções de roteiro cultural oferecem diferentes abordagens artísticas para ressaltar a importância da preservação ambiental e a valorização da identidade cultural brasileira.
A exposição fotográfica, o documentário e a exposição de ilustrações demonstram como a expressão artística pode ser um instrumento poderoso na conscientização e na proteção da natureza.
Local: Galeria das Quatro Estações – Jardim Botânico.
Horário: diariamente, das 10h às 18h.
Gratuito.