Respirar corretamente é importante para várias coisas. Você fica mais calmo e tranquilo. A boa notícia é que respirar corretamente ajuda também a emagrecer.
Se você não presta atenção nesse ato involuntário, é bom ficar ligado. O ar que entra e sai sem pedir licença pode ser um aliado e tanto de quem quer exterminar os quilos extras. Seu desejo é reduzir as medidas? Então, respire fundo!
Na barriga não no peito. Pouca gente associa o ato de respirar com o emagrecimento, mas, acredite, há uma relação estreita entre uma coisa e outra.
Quer saber como isso é possível? Então, venha com a gente!
Por que respirar corretamente é eficiente?
Para começar, saiba que a ansiedade é um dos principais inimigos de um corpo enxuto. Basta lembrar aqueles momentos em que estamos com os nervos à flor da pele.
O que acontece? Normalmente, atacamos a geladeira na tentativa de relaxar. Iniciar uma dieta também dispara os batimentos cardíacos de qualquer um, já que a restrição alimentar lembra sofrimento.
Resultado: Nossa respiração fica curta e se concentra na altura do peito, com movimentos superficiais e rápidos.
Essa é a chamada respiração torácica. Que, diga-se de passagem, tem o ritmo perfeito para acumular gorduras!
Já, aprender a respirar, o que significa fazê-lo mais profundamente, é uma ótima estratégia para mudar não só o estado de espírito mas também nossas atitudes, inclusive frente ao prato.
A respiração correta é um dos pilares para o tratamento de casos de ansiedade e obesidade, garante o médico e psicoterapeuta Geraldo Possendoro, especialista em ansiedade e professor de Medicina Comportamental da Universidade Federal de São Paulo, a Unifesp.
Como respirar corretamente?
Nossa proposta, então, é a seguinte: comece agora, neste instante, a sentir a diferença que faz uma respiração tranquila. As técnicas são simples e eficazes.
É só seguir o passo a passo:
- Respire pausadamente. E não no peito, por favor.
- Ponha o ar lá para baixo das costelas, sinta a barriga ir para fora e depois para dentro sem estufar o peito.
- Repita o procedimento por alguns minutos.
“Você vai notar seus batimentos cardíacos e sua mente mais tranquila. Os sentimentos afetam o modo como respiramos e vice-versa: se você mudar conscientemente a maneira como respira, será capaz de alterar o jeito de sentir e ver as coisas.”, afirma Anderson Allegro, biólogo e professor de ioga de São Paulo.
Ao ficar mais calmo por respirar profundamente e ‘de-va-gar’, suas chances de tomar decisões mais apropriadas na hora de comer e de tocar a vida vão aumentar e muito.
Quais são as melhores dicas de respiração?
Algumas dicas vão ajudá-lo a respirar melhor, e, de quebra, a conquistar um corpo mais magro:
- Preste atenção na respiração. Isso aumenta e melhora a sua percepção do corpo e do momento presente.
- Sempre que possível, inspire e expire pelo nariz.
- No dia a dia, procure inspirar e expirar usando todo o sistema respiratório. Ou seja, sinta o ar entrar pelo nariz, passar pelo peito, ir em direção ao baixo ventre e sair fazendo o caminho oposto.
- Treine algumas vezes diariamente a respiração diafragmática (justamente aquela na região do abdômen. Vale fazer por 10 minutos, mas, se puder, repita outras duas vezes ao dia.
Como fazer a respiração diafragmática?
- Deite de costas, com os joelhos flexionados e os pés apoiados no chão.
- Esvazie completamente os pulmões e comece a inspirar levando o ar para a parte baixa desse órgão, deixando-o seguir na região do abdômen e projetando a barriga para fora. O peito permanece vazio, sem se mover.
- Faça uma pequena pausa com os pulmões cheios, e, em seguida, esvazie-os, “empurrando” o umbigo na direção das costas só com a força da respiração.
- Se quiser, pode respirar sentado, mas com a coluna bem ereta.