A reflexologia é uma técnica de massagem que favorece a circulação sanguínea e o sistema imunológico como um todo.
Na reflexologia podal é utilizada a pressão em determinados pontos dos pés, correspondentes às regiões e órgãos do corpo humano, estimulando a circulação sanguínea para que os órgãos recebam um maior número de nutrientes, e, dessa forma, acaba proporcionando benefícios fundamentais para uma boa saúde física e mental.
“Muitas vezes as dores nos pés são causadas por algum problema na coluna, que acaba desencadeando outros tipos de sintoma, além de dores nos pés e articulações, como dores de cabeça. A reflexologia podal proporciona uma massagem relaxante que fazemos nos seus pés, ajudando na circulação sanguínea, além de diminuir a ocorrência das dores.”, explica Marta Botelho, médica podologista.
A podologia, além do bem-estar que a reflexologia proporciona no alívio das dores, também é indicada para as pessoas que sofrem com a ansiedade, o acúmulo de estresse e a insônia
A reflexologia é uma terapia que vem para agregar, sendo uma aliada da medicina, não sendo indicada para quem usa marcapasso, gestante ou para quem tem trombose inicial ou avançada.
No caso da trombose deve ser avaliado em consulta, ou seja, necessita de uma avaliação profissional, na área da medicina, e não apenas terapêutica.
“As dores nos pés também são causadas por um problema de coluna, isso porque o uso errado de um determinado calçado pode entortar os pés, e, como consequência, também a coluna, e aí a reflexologia pode ajudar na correção tanto dos pés como também da coluna.”, alerta Marta Botelho.
É preciso ter em mente que os pés carregam todo a nossa estrutura corporal, isso significa que há uma ligação que vai dos pés até a cabeça, por isso a deformação no pé pode desestruturar o corpo, a coluna, podendo ser a causa de outras dores, como as de cabeça, no maxilar e na forma de morder.
“Quando a gente estimula esses pontos realinhamos toda a estrutura do corpo por intermédio dos pés, além de ajudar os órgãos, como a bexiga, os rins, o fígado e o conjunto respiratório a trabalhar de uma forma melhor, como deve ser. Fazendo um complemento com a medicina, a reflexologia pode ajudar em dores de ordem física, mental e emocional.”, garante Marta Botelho.