Saúde e bem-estar são fatores fundamentais para a qualidade de vida de um indivíduo. Para ter saúde, é necessário estar bem física, mental e socialmente.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde pode ser definida como “Um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidades”.
Sendo assim, não basta apenas estar sem nenhuma doença, é necessário estar bem consigo mesmo e com o corpo, sem sentir dores ou até mesmo tristeza.
Para conseguir bem-estar físico, é importante estar sempre ativo por meio da prática de exercícios. Não há idade para iniciar as atividades físicas, por isso, faça uma caminhada, natação ou até mesmo exercícios mais pesados, como musculação.
O importante é realizar uma atividade que gere bem-estar. Além disso, é válido ter sempre em mente que os exercícios físicos aumentam a expectativa de vida, diminuem o estresse, além de proporcionarem mais beleza quando o assunto é estética.
Para conseguir bem-estar mental, é preciso preocupar-se com o emocional. Por que se estressar com coisas pequenas?
Mantenha a alegria e as atitudes positivas! Evite sentimentos ruins e sempre tente fazer com que as pessoas tenham uma experiência agradável ao seu lado. Ninguém gosta da companhia de pessoas amargas e rancorosas, não é mesmo?
O bem-estar social, por sua vez, diz respeito às relações sociais de cada indivíduo. Para estar bem socialmente, é necessário manter boas relações com a família, no ambiente de trabalho e com a sociedade em geral.
Essa interação com outros indivíduos é fundamental para o bem-estar individual.
Para ter saúde, é fundamental, portanto, estar feliz e em forma. Também é importante ter um bom convívio social, ter amigos e relacionar-se.
Percebe-se, dessa forma, que nem sempre ter saúde é fácil e nem mesmo é possível ter saúde em todo o tempo.
“O conceito de qualidade de vida é bastante diversificado, sendo possível encontrar diferentes definições na literatura. De acordo com a OMS, a qualidade de vida pode ser definida como “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.
Esse conceito é extremamente complexo e está relacionado com aspectos físicos, psicológicos, sociais, entre outros.