Profissionais esclarecem mitos e verdades sobre hábitos saudáveis e indicam quais valem a pena ser aderidos na rotina.
De acumular 10.000 passos a beber oito copos de água por dia, acompanhar os tão alardeados truques de saúde que prometem nos ajudar a ficar bem pode ser cansativo.
Mas muitos especialistas insistem que pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença para o nosso bem-estar geral.
Quando se trata de melhorar sua saúde, “Você não precisa de uma dieta rígida, basta fazer alguns ajustes.”, diz Gabriela Peacock, nutricionista e autora do livro 2 Weeks to Feeling Great.
Abaixo, ela e outros especialistas avaliam 5 dos hábitos de saúde favoritos da internet – e se realmente vale a pena apostar neles.
Tomar água com limão
Um copo de água com limão para equilibrar o sistema é uma das dicas de bem-estar mais difundidas, com defensoras famosos como Jennifer Aniston, Gwyneth Paltrow e Gisele Bündchen.
O consenso geral é que a bebida deve ser consumida morna e logo ao acordar. Diz-se que a combinação dá um pontapé inicial na digestão, o que é bom para o intestino e inchaço, fortalece o sistema imunológico (graças aos altos níveis de vitamina C que contém) e alguns afirmam que tem um efeito alcalinizante no corpo.
Esta última afirmação, no entanto, é descartada por especialistas que dizem que não é possível alterar o pH do corpo por meio da dieta.
“Não há pesquisas científicas que sugiram que a água com limão apoie a desintoxicação, e seu corpo é perfeitamente capaz de se desintoxicar sozinho.”, diz a nutricionista Karina Antram, autora do livro Fix Your Fatigue.
“Dito isso, se você gosta de uma bebida quente matinal e está se sentindo um pouco esgotado, transforme-a em um elixir matinal para aumentar o sistema imunológico adicionando gengibre, mel, pimenta caiena e açafrão à sua água com limão, ingredientes com propriedades antibacterianas, antioxidantes e anti-inflamatórias.”
É uma boa forma de começar a rotina matinal”, concorda Gabriela. “É hidratante e inicia o processo de digestão, mas também acho que é um pouco superestimado. O gengibre fatiado é igualmente benéfico e há menos riscos para a saúde dentária.
A acidez do suco de limão pode ser prejudicial ao esmalte dos dentes – principalmente se ingerido em grandes quantidades. Por isso, Gabriela, aconselha tomá-lo com um canudo.
O outro problema é que você perde bastante vitamina C na água quente, então é melhor esfriar antes de adicionar limão.
Lembre-se: frutas como toranja têm mais vitamina C do que limões, e o gengibre é mais anti-inflamatório.
Consumir superalimentos verdes
O mercado de superalimentos verdes em pó está crescendo rapidamente: os números mostram que o setor valia US$ 280 milhões globalmente em 2021 e deve chegar a US$ 673 milhões até 2028.
A maioria desses produtos afirma ajudar a eliminar o inchaço, aumentar a energia e melhorar a imunidade e até nossa circulação.
Mas os pós – amados por todos, de Gwyneth (novamente) aos Obamas e Elle Macpherson – são realmente tão poderosos quanto dizem?
“Adoro, são como uma bomba de nutrientes e uma maneira fácil de obter muitas delícias com o mínimo de esforço.”, diz Gabriela.
“Depende do que há neles, mas um bom ponto de partida é procurar aqueles que contenham todos os vegetais crucíferos, como brócolis, couve, espirulina e grama de trigo.”
Eles podem, no entanto, ser caros. “Idealmente, devemos comer nossos vegetais de folhas verdes frescas em sua estrutura original para reter o teor de fibras, magnésio e outros nutrientes essenciais.”, diz Karina.
“Quando um produto alimentício muda sua estrutura original, perde rapidamente os principais micronutrientes. A ciência é limitada na eficácia dos pós verdes, então, cuidado para não desperdiçar seu dinheiro. No entanto, se você é alguém que luta para comer vegetais, esses suplementos podem ser úteis para adicionar nutrientes à sua dieta. Mas escolha a marca com cuidado e confira a lista de ingredientes. O preço pode ser um indicador de qualidade, bem como se são orgânicos, sem aditivos, sem açúcar e livres de organismos geneticamente modificados.”
Beber suco de aipo
Miranda Kerr afirmou uma vez que bebe um litro inteiro de suco de aipo todas as manhãs. “Se há uma coisa que as pessoas podem fazer pela saúde, é suco de aipo.”, disse ela em uma entrevista.
“Muitos defensores do bem-estar acreditam firmemente que o suco de aipo é a cura milagrosa para muitas doenças, como síndrome da fadiga crônica, distúrbios autoimunes, problemas digestivos e doença de Lyme.”, diz Karina.
“Embora o aipo tenha vários benefícios para a saúde, pois contém vitamina C, flavonoides e fitonutrientes que são anti-inflamatórios, é melhor adicionar uma variedade de vegetais ao seu suco para ter um espectro mais amplo de nutrientes. Dito isso, o suco retira grande parte da fibra, a menos que você mantenha a polpa, então, idealmente, você sempre comeria vegetais inteiros.”
Gabriela reconhece que o aipo “Definitivamente ainda está tendo seu momento de destaque”. As vendas do vegetal dispararam nos últimos anos, depois que o suco de aipo se tornou uma sensação no Instagram (atualmente existem 364 mil publicações na hashtag #celeryjuice na plataforma), e Waitrose relatou um aumento de 30% nas vendas de aipo orgânico.
Embora seja inegavelmente saudável, Peacock é “Cético sobre algumas das alegações”, diz ela. “Ele contém muita vitamina K, que é boa para a saúde dos ossos e do coração, e vitamina C para a imunidade. Mas isso me lembra as ‘novas’ goji berries, que também foram consideradas o melhor superalimento alguns anos atrás.”
“Atualmente, não há estudos científicos para apoiar muito do que está sendo dito.”, acrescenta a nutricionista Helen Bond.
“Também é um suco, então, além de remover muita fibra, a preparação dele libera açúcar das células do alimento, fazendo com que você tenha muito mais açúcares naturais no organismo. Certamente não é prejudicial à saúde, mas não vai curar todos os males.”
Tomar chá de ervas
Em certas circunstâncias, “Os chás de ervas podem ajudar muito.”, diz Karina. “Estudos mostraram que a hortelã-pimenta é ótima para inchaço, náusea e TPM, enquanto o gengibre também é bom para inchaço, dores de garganta, resfriados e dores de estômago. A camomila é ótima para dormir, amenizar dores de cabeça, ansiedade e inchaço, e estudos mostraram que o chá de erva-cidreira pode ajudar a melhorar o humor, o desempenho mental, a calma e a memória.”
Karina recomenda o uso de dois saquinhos de chá – conhecidos como “dose terapêutica” – para obter o máximo de benefícios.
Comer nozes e sementes
De acordo com Gabriela, este é o mais subestimado de todos os famosos hábitos de saúde. “Estudos mostram como as oleaginosas são importantes para nossa saúde mental e nossa função cognitiva.”, diz ela.
“Eles contêm altos níveis de ômega 3, o que é fantástico para equilibrar os hormônios, contêm muita fibra para saciar, gorduras e proteínas boas. Na verdade, sempre que alguém me pergunta qual é a minha dica número um de dieta – o que eles fazem muito –, é esta que eu dou: adicione um punhado de nozes e sementes à sua alimentação diária, seja nas refeições ou como lanches. Quando se trata de saúde, esquecemos que voltar ao básico geralmente é o melhor para nós, e um punhado de nozes e sementes é o melhor que você pode obter.”