O movimento das equipes de trabalho envolvidas na construção de quadras cobertas tem sido motivo de expectativa e satisfação para professores e estudantes das escolas municipais Padre José Cruciani (Portão), Belmiro Cesar (Pinheirinho) e Raul Gelbeck (Boa Vista).
Os equipamentos servirão para dar mais conforto e qualidade às práticas esportivas que são fundamentais ao bom desenvolvimento dos estudantes e às aprendizagens.
A implantação nas escolas era solicitação permanente de estudantes, famílias e profissionais da educação.
A construção das quadras cobertas acontece sob a coordenação do Departamento de Edificações da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e faz parte dos investimentos da Prefeitura de Curitiba na qualificação dos espaços educacionais e na infraestrutura da cidade.
“Obras como essas nos entusiasmam porque refletem diretamente no futuro da cidade. Promovem melhoria na qualidade do ensino, mas também o incentivo ao esporte e ao convívio das comunidades.”, explica Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas.
Sete quadras
Iniciadas em períodos distintos, as obras estão em etapas diferentes, porém todas têm como previsão de término o segundo semestre.
As três escolas integram um lote de sete unidades escolares que estão sendo contempladas neste ano com quadras poliesportivas cobertas. O investimento do município nessas obras é de R$ 5,4 milhões.
A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destaca que as melhorias refletem a estratégia de qualificação dos espaços na rede municipal de ensino de Curitiba.
“Os espaços cobertos garantem mais conforto e segurança para todos, permitindo atividades independente do tempo ruim.”, afirma.
Cobertura
A primeira a começar os trabalhos foi Escola Municipal Padre João Cruciani, em dezembro do ano passado, e onde os serviços estão mais adiantados.
A nova estrutura já começou a receber a cobertura e deve ser finalizada em agosto.
Enquanto aguardam com animação o novo espaço, as turmas usam salas de aula e o parquinho para as atividades de educação física.
A diretora Roberta Tassi Schwambach explica que o clima afeta as atividades ao ar livre, então a quadra também será aproveitada durante o recreio.
“As crianças estão muito animadas com a nova quadra, e os ex-alunos também, porque foi uma solicitação deles, que se mobilizaram e pediram na Central 156 . É muito bom ver o sonho se concretizando.”, disse Roberta.
Para os estudantes da Escola Municipal CEI Belmiro Cesar, que é uma unidade de tempo integral, a quadra coberta terá impacto positivo nas atividades.
De acordo com a professora de educação física Tuany Tavares Medeiros, o espaço permitirá a realização de mais atividades.
“São espaços importantes tanto pelas suas extensões, mais amplas que salas de aula e pátio, e pelas marcações no chão, que ajudam a visualizar as regras dos esportes.”, diz Tuany.
A quadra da Escola Municipal Raul Gelbeck está na fase de fundação, mas também já motiva professores e estudantes.
Segundo a diretora, Rita de Cassia Pereira da Silva, o espaço será importante para manter os alunos saudáveis, se movimentando, sem a limitação do clima.
“Em dias chuvosos, com muito sol ou frio intenso, temos que adaptar as aulas de educação física para às salas de aula, recorrendo às atividades como xadrez, por exemplo, que são ótimas, mas as deixa sem o exercício físico.”, explica a Rita de Cássia.
Também estão recebendo quadras cobertas as escolas municipais Arapongas e Madre Maria dos Anjos (ambas no Pinheirinho), Carmen Salomão Teixeira (Bairro Novo), Cel. Durival Britto e Silva (Cajuru).