O bairro Hauer, um dos quatro na área de abrangência da Administração Regional Boqueirão, está recebendo obras de requalificação de vias que servem aos moradores, comerciantes e pessoas que circulam pela região.
A Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), está com frentes de reciclagem do pavimento em quatro ruas do Hauer somando 1.915 metros de asfalto novo no bairro.
Serão contempladas nesta etapa as ruas Coronel Antônio Ricardo dos Santos, Rua Bartolomeu Lourenço de Gusmão, Presidente Pádua Fleury e Rua Alcino Guanabara no bairro Hauer.
Na Rua Coronel Antônio Ricardo dos Santos as obras iniciaram na quarta-feira (25/1), para a recuperação de 460 metros da via, no trecho entre a Rua Anne Frank e Rua Canal Belém onde o antipó apresentava desgaste em função do tempo de uso.
Na manhã de quinta-feira (26), as equipes avançaram para a Rua Bartolomeu Lourenço de Gusmão, que receberá asfalto novo nos 560 metros desde a esquina da Rua Coronel Antônio Ricardo dos Santos e Rua Doutor Júlio César Ribeiro de Souza.
Neste método de recuperação do pavimento é usado uma máquina que tritura o antipó, que é reaproveitado como base para a adição de concreto e massa asfáltica.
Em seguida, máquinas niveladoras preparam o terreno para o lançamento de novas camadas de massa asfáltica. A última etapa é a sinalização da via.
“É um processo rápido e econômico, que transforma ruas com asfalto primário em vias com asfalto definitivo.”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.
Por onde passam, as máquinas fazem barulho, modificam temporariamente a rotina das pessoas no bairro Hauer, mas sinalizam a melhoria na mobilidade local e da qualidade de vida.
A aposentada Dorilda Tavares Veiga, que há 38 anos mora com a família na Rua Coronel Antônio Ricardo dos Santos, festejou o início das obras.
“É a melhor coisa que estão fazendo na cidade porque é na porta da minha casa, vai melhorar o meu dia a dia e também de toda a vizinhança porque tem outras ruas próximas que também estão ficando novas.”, contou Dorilda.
Com apenas oito meses morando nessa rua, o vigilante Leandro Cezar Razzolin também tem motivos para comemorar.
O antigo antipó acumulava buracos que nos dias de chuva se transformavam em poças de água e nos de muito sol, acumulava poeira que invadia o interior da casa.
“Passar de bicicleta era bem difícil, era buraco atrás de buraco. Vai ficar bom demais, fiquei feliz com a obra”, disse Razzolin.
Outras vias do bairro Hauer
Os serviços avançam quadra a quadra, e, após a conclusão das duas vias, as equipes serão deslocadas para outras ruas do bairro.
As próximas a recebem as melhorias são a Presidente Pádua Fleury e Alcino Guanabara. Na primeira, as melhorias acontecerão ao longo de 525 metros, desde a Rua Anne Frank até o Canal Belém.
Em agosto do ano passado, a Rua Presidente Pádua Fleury passou por manutenção do asfalto em 120 metros, desde a Rua Oliveira Viana até a Rua João Soares Barcelos.
Na Rua Alcino Guanabara onde a manutenção do asfalto acontecerá em 370 metros de extensão, entre a Avenida Marechal Floriano Peixoto e a Rua Carlos de Laet, também foram realizadas manutenções de outros trechos do pavimento.
Em 2020, as intervenções alcançaram 775 metros entre as ruas Major Theodolindo Ribas e Chanceler Oswaldo Aranha e outros 615 metros entre Professor João Soares Barcelos e Marechal Floriano.
Somente no ano passado, no Hauer, foram requalificados 3.033 metros de vias em diferentes frentes de trabalho.
Em algumas ruas as obras alcançaram mais um trecho. Ganharam asfalto novo as ruas Coronel Antônio Ricardo dos Santos (entre Rua Marechal Floriano Peixoto e Rua Isaias Régis de Miranda, 482m), Rua Presidente Pádua Fleury (entre Rua Anne Frank e Rua Bom Jesus do Iguape, 107m), Rua Coronel Antônio Ricardo dos Santos (entre Rua Oliveira Viana e Rua Padre Dehon, 130m, também entre Rua Anne Frank e Rua Bom Jesus do Iguape, 107m), Rua Presidente Pádua Fleury (entre Rua João Soares Barcelos e Avenida Marechal Floriano Peixoto, 607m) e a Rua Professor João Soares Barcelos (entre Rua Waldemar Loureiro Campos e Rua Hipólito da Costa, 1.600m).
Fotos: Pedro Ribas.