As regionais administrativas Portão, Pinheirinho e Bairro Novo vão receber 25 km de asfalto na nova etapa do programa de recuperação da malha viária, lançada pelo prefeito Rafael Greca em novembro deste ano.
As regiões são compostas por 17 bairros e são habitadas por 541,5 mil habitantes, segundo estimativa do Ippuc/IBGE de 2020.
As obras vão acontecer em ruas que foram escolhidas pela população por meio da Central 156 e do programa Fala Curitiba, e também em vias onde existem escolas, unidades de saúde ou que servem de ligação entre bairros e estão no itinerário do transporte coletivo.
“Com esta nova fase do grande programa Asfalto Novo, avançamos em mais 81 km de ruas pavimentadas para o ano que vai nascer. Vamos começar o ano novo trabalhando para o bem de Curitiba.”, disse o prefeito.
A nova fase do programa de recuperação da malha viária vai atingir 160 ruas de 41 bairros das dez administrações regionais de Curitiba somando mais de 81 km de asfalto novo a partir de 168 obras, em toda a cidade. Em algumas vias, mais de um trecho será contemplado.
As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e vão acontecer pelo processo de reciclagem, que transforma ruas com asfalto primário em vias com asfalto de boa qualidade.
Gerando empregos
O investimento nesta etapa será de mais de R$ 104 milhões, com a previsão de abertura de aproximadamente 5 mil empregos de forma direta e indireta.
“A nova fase do programa asfalto novo é a resposta da administração aos pedidos dos curitibanos de melhorias da malha viária e representa melhor qualidade de vida e segurança para a população.”, disse o secretário de Obras Públicas, Rodrigo de Araújo Rodrigues.
Conquista importante
A Regional Pinheirinho será beneficiada com a requalificação de seis ruas. A intervenção mais significativa está programada para acontecer na Rua Olindo Sequinel, entre a Avenida Winston Churchill e a Rua Lauro Corona. As obras vão acontecer ao longo de 1.513,10 metros.
A região já recebeu 73,6 km de asfalto novo em 128 ações no período de janeiro de 2017 a novembro deste ano.
Ruas bem cuidadas
A Regional Portão será contemplada com 7,88 km de asfalto do novo pacote de obras. Este valor se somará aos 90,2 km de asfalto que já foram implantados na região.
Nesta fase, a maior ação vai acontecer na Rua Lamenha Lins, que terá 1.445 m requalificados entre a Avenida Presidente Kennedy e a Rua Professor Leônidas Ferreira da Costa, no bairro Parolin.
Para a Regional Bairro Novo, o novo pacote de asfalto será implantado em 6,2 km de ruas. Até agora a região já recebeu 33,8 km de asfalto.
A maior obra desta fase na região acontecerá no Umbará, na Rua Colomba Merlim, numa extensão de 1.298,90 m, entre a Estrada do Ganchinho e a Rua Nicola Pellanda.
730 km de asfalto novo
A nova etapa do programa Asfalto Novo já atendeu 730 quilômetros de ruas em toda a cidade. Desde 2017, o programa soma 1.503 ações de pavimentação já realizadas ou em andamento em 1.283 ruas da cidade, sendo que algumas ruas receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos.