No dia 18 de maio, a assessora de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres, Elenice Malzoni, fez uma apresentação para procuradoras e vereadoras do Estado.
A palestra faz parte do 4º Encontro das Procuradorias Especiais do Estado do Paraná e aconteceu na plenária da Assembleia Legislativa, em Curitiba.
Elenice apresentou avanços alcançados em Curitiba no desenvolvimento das políticas públicas, na perspectiva de gênero, as iniciativas bem-sucedidas implementadas e apresentou vídeos de campanhas adotadas pelo município. Também ressaltou a importância do encontro.
“No mundo, a projeção é de cerca de 300 anos para a equiparação entre homens e mulheres, a desigualdade ainda é grande, por isso é muito importante promover a capacitação e o empoderamento feminino.”, refletiu.
A palestra faz parte do 4º Encontro das Procuradorias Especiais do Estado do Paraná e aconteceu na plenária da Assembleia Legislativa do Paraná.
A proposição do encontro partiu da deputada estadual e procuradora da Mulher Cloara Pinheiro. “Estamos aprendendo juntas e precisamos nos unir para avançarmos nas nossas conquistas.”, declarou Cloara.
Entre os objetivos do encontro destacam-se o alinhamento e fortalecimento das ações voltadas às mulheres no Paraná.
Planejamento e avanços
Elenice também enfatizou a relevância das procuradorias de mulheres no processo de promoção e defesa dos direitos.
Destacou a importância dessas instituições no desenvolvimento de leis que implementem políticas públicas que visam garantir a igualdade de gênero, a proteção contra a violência doméstica e o fortalecimento dos direitos das mulheres em todas as esferas da sociedade.
As procuradoras e vereadoras tiveram a oportunidade de trocar experiências e discutir estratégias para fortalecer a atuação dos órgãos de políticas para mulheres em todo o Paraná.
A importância da articulação entre diferentes instituições e a necessidade de uma abordagem integrada e multidisciplinar foram temas recorrentes nas discussões.
Para a vereadora e procuradora Bruna Spitzer, de Guarapuava, ainda são poucos os municípios que possuem uma Secretaria da Mulher e o evento foi uma oportunidade para compartilhar as experiências.
“Em Guarapuava temos uma rede de proteção estabelecida, fruto de mais de dez anos de trabalho e em 2024 nossa cidade vai receber uma unidade da Casa da Mulher Brasileira, que já está em construção, uma grande conquista para todas nós.”, comemorou Bruna.