Obra de macrodrenagem da Prefeitura de Curitiba está em andamento no bairro Uberaba para prevenir alagamentos na Rua Aviador Armin Buhrer. Uma nova galeria de águas pluviais está sendo implantada para ampliar o sistema de drenagem do local e mitigar os efeitos das chuvas muito volumosas que são cada vez mais comuns devido às mudanças climáticas.
Com 480 metros de extensão, a nova galeria tubular de concreto está sendo implantada entre as ruas Velcy Bolívar Grandó e Olindo Caetani, adjacente ao canal acumulador que desemboca no Parque Náutico, numa área suscetível a enchentes. A estrutura vai complementar a tubulação atual que é muito antiga e já não era suficiente para atender a vazão escoada durante as chuvas mais intensas.
A obra teve início na segunda quinzena de dezembro, sob a coordenação do Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), e tem previsão de ser concluída em abril. O investimento é de R$ 825 mil.
Canal acumulador
Os trabalhos iniciaram a partir da Rua Velcy Bolívar Grandó e, quadra a quadra, estão se estendendo até chegar no canal acumulador, na Rua Olindo Caetani, lateral à linha férrea. Boa parte dos serviços de escavação, numa profundidade aproximada de 2 metros, e a implantação dos tubos de concreto que variam de 0,60 cm a 1,5 metro já foram executados. Os serviços se concentram atualmente na concretagem dos seis novos poços de visita e no início das travessias elevadas.
“A obra integra as ações do programa Curitiba Contra Cheias que reúne recursos, intervenções e serviços em todos os bairros para fazer com que Curitiba seja cada vez mais resiliente aos efeitos das condições climáticas”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.
Mudança na rotina
A movimentação dos equipamentos de grande porte e dos trabalhadores modificou a rotina dos moradores que aguardavam com expectativa pela obra. Uma das primeiras moradoras da rua, a comerciante Lurdes Correia, proprietária do Bar Flor do Laço, contou que ver o início dos trabalhos, ainda antes do Natal, o vai e vem dos equipamentos e trabalhadores no local, foi a certeza de que 2024 seria um ano mais tranquilo para ela, a família e os vizinhos.
“Estão melhorando a nossa rua, que alegria. Não vamos mais ter lama dentro de nossas casas”, comemorou a comerciante.
Da mesma forma que anseia para que a obra amplie a drenagem na rua, Lurdes espera que a comunidade se conscientize sobre a importância de descartar corretamente lixo e entulhos. Quando depositados em local impróprio, o lixo e restos de materiais de construção prejudicam a macrodrenagem da via, as chamadas bocas de lobo, que obstruídas reduzem a capacidade de funcionamento das galerias pluviais.
Outra situação comum na região que depende de conscientização e da mudança de comportamento das pessoas é a preservação do canal acumulador na Rua Olindo Caetani, na confluência com a Rua Aviador Armin Buhrer. “É fundamental manter o canal limpo e desobstruído para que ele cumpra a sua função de amortizar os volumes que chegam até o Rio Iguaçu, preservando o Uberaba e outras regiões da cidade dos efeitos das chuvas que provocam alagamentos”, explica Rodrigo Meireles, engenheiro fiscal da Smop.
Além de campanhas educativas frequentes, a Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, mantém um Ecoponto no local, na lateral da Praça Homero Morinobu Guido. A praça foi revitalizada em 2021 para receber o novo equipamento, transformando o que era um ponto de descarte indevido de lixo e entulho em um lugar de recebimento do material inservível.
Matéria: PMC