O Boqueirão, que sempre sofre com os transtornos causados pelas chuvas intensas na área próxima ao terminal, estão com os dias contados.
A Prefeitura começou a organizar o canteiro de obras para implantar, sob o estacionamento do local, uma bacia de contenção de cheias.
Com capacidade para 500 metros cúbicos de água, o reservatório deverá entrar em operação em abril.
A obra bloqueará a plataforma de ônibus ao lado do estacionamento 1 do terminal do Boqueirão. Por isso, os fiscais da Urbanização de Curitiba (Urbs) orientarão os veículos a compartilhar as demais plataformas, com outras linhas.
Fôlego para o sistema
Tudo começou no dia 8/12, com a chegada das manilhas de 1,5 metro de diâmetro. Elas serão instaladas em alinhamento duplo, sob parte do estacionamento.
Serão duas fileiras de 152 metros cada, totalizando 304 metros de tubos para dar vazão à água na região do terminal, que recebe 26 linhas de transporte coletivo e alaga quando chove forte.
Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), a intervenção servirá para aumentar a capacidade de drenagem do local.
A estrutura vai permitir que volumes elevados de água, ocasionados por chuvas fortes, sejam escoados com mais agilidade e diminuam as possibilidades de danos no Boqueirão.
“Essa intervenção vai colaborar para desafogar o sistema de drenagem local, que fica sobrecarregado em dias de chuvas muito intensas e com isso minimizar os riscos de alagamentos”, explica o secretário de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues.
Fim do problema no Terminal do Boqueirão
A obra é um desejo antigo de quem mora e trabalha na região do Boqueirão. É o caso da costureira Ivone Lopes Pinheiro, que há quatro anos trabalha em um atelier próximo do local.
Moradora do Xaxim, ela precisa descer no terminal e pegar o ônibus de volta para casa durante a semana. “Vai ser muito bom porque não vou mais precisar passar dentro da água pra chegar no ponto do ônibus.”, diz Ivone.