Curitiba ganhou no dia 26 de maio, sua 147º horta urbana, no Pinheirinho. A Horta Maria Angélica fica na Rua Monte das Oliveiras, 260, um terreno antes abandonado e cheio de entulhos que agora produzirá hortaliças, legumes e temperos para a comunidade.
O terreno possui 240 m² com 18 canteiros e um pomar para beneficiar 50 pessoas.
O local também abriga a sede da Associação de Moradores Amigos e Vizinhança Vila Acordes (Amoavas), que agora, além de reunir pessoas para discutir soluções para a comunidade e promover bailes com música todas as quintas-feiras, terá diariamente atividades de plantio. A horta foi uma solicitação da associação de moradores.
O presidente da Amoavas, Sebastião dos Reis Barbosa, agradeceu a oportunidade de cultivar no local. “É muito importante para nós termos essa horta. Uma atividade que faz bem para a saúde e incentiva boa alimentação para todos da comunidade.”, disse ele.
O diretor do Departamento de Estratégias de Segurança Alimentar e Nutricional, Felipe Thiago de Jesus, destacou a iniciativa por parte dos moradores que se esforçaram para que a horta fosse implantada.
“Trago felicitações do prefeito Rafael Greca pela realização desta horta que traz benefícios para toda a população. Esta comunidade poderá contar com todo o apoio da Prefeitura para isso, seja por meio de insumos, capacitações e cursos na Fazenda Urbana.”, observou Felipe.
A abertura de novas hortas urbanas integra as ações do Curitiba Viva Bem, política pública de saúde e bem-estar do município.
O programa de Agricultura Urbana do município é coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN).
Participaram da inauguração o administrador da Regional Pinheirinho, Reinaldo Boaron, o vice-presidente da Associação de Moradores Amoavas, Clemente Schitz, e a gerente da Unidade de Agricultura Urbana da SMSAN, Lillian Fernanda de Macedo.
Curitiba Viva Bem é uma política pública e uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora.
A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.