A edição especial de inverno da 40ª Oficina de Música de Curitiba, ocorrerá de 25 de junho a 9 de julho em diversos espaços culturais da cidade.
Serão aproximadamente 40 cursos, workshops, simpósios, encontros e palestras com uma ampla variedade de temas do universo musical.
Com a mesma qualidade da tradicional edição de verão, o evento oferece aos estudantes de música de Curitiba e de fora a oportunidade de aperfeiçoar técnicas com renomados profissionais.
Os cursos custam a partir de R$ 50, para tornar o conhecimento musical mais acessível.
Nesta edição, apenas cinco cursos exigem seleção prévia, incluindo o módulo inédito de Teatro Musical. As inscrições para esses cursos seletivos estarão abertas até o dia 11 de junho e os resultados serão divulgados em 14 de junho.
Além dos cursos seletivos, a Oficina de Música oferece diversas outras atividades, como palestras, workshops e masterclasses, que não exigem seleção prévia.
As inscrições estão abertas, com taxa de inscrição de R$ 50. Vale ressaltar que a maioria das atividades de curta duração é gratuita, com cerca de 700 vagas disponíveis em 18 sessões diferentes.
A programação da Oficina de Música de inverno também inclui a Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba, o III Simpósio Brasileiro de Musicologia e o 1º Festival de Música de Câmara de Curitiba, todos com acesso gratuito.
“Esses eventos enriquecem a experiência musical do público e dos alunos”, diz Janete Andrade, diretora artística da Oficina.
Entre os destaques dos cursos oferecidos estão os módulos de Teatro Musical, ministrado por profissionais experientes na área como Andrezza Massei e Saulo Vasconcelos.
Na área de voz, a Semana de Canto Coral trará a renomada professora Diane White-Clayton, enquanto Alfredo Del Penho conduzirá o curso de canto da MPB.
Outros cursos abrangerão áreas como piano, violão, pandeiro, violão de 7 cordas, bandolim, percussão inclusiva e uma oficina para DJs.
Música em tempos de Inteligência Artificial
Além dos cursos, uma série de palestras vão abordar temas relevantes no cenário musical atual, como gestão de direitos autorais, distribuição de música no ambiente digital e direitos dos profissionais da área.
Também serão oferecidos conhecimentos sobre organização de conteúdo para mídias sociais, engajamento de fãs e criação de texto e música em tempos de Chat GPT, explorando as novas possibilidades da tecnologia.
A Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba, com o apoio de Família Farinha, Unespar – Escola de Música e Belas Artes, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade Federal do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná, Centro Cultural Teatro Guaira, UP Experience e Teatro Positivo.
Inscrições pelo site.