A Pirâmide de Maslow ou a Hierarquia das Necessidades de Maslow é um conceito criado pelo psicólogo norte-americano Abraham H. Maslow, que determina as condições necessárias para que cada Ser humano atinja a sua satisfação pessoal e profissional.
De acordo com a ideia de Maslow, os Seres humanos vivem para satisfazer as suas necessidades com o objetivo de conquistar a sonhada autorrealização plena.
O esquema descrito na Pirâmide de Maslow trata justamente da hierarquização dessas necessidades ao longo da vida do Ser humano.
A Pirâmide de Maslow é dividida em cinco níveis hierárquicos, cada um formado por um conjunto de necessidades.
Na base da pirâmide estão os elementos que são considerados primordiais para a sobrevivência de uma pessoa, como a fome, a sede, o sexo e a respiração.
Para progredir na hierarquia é necessária a conquista das condições elementares da Pirâmide, passando para os próximos níveis, um a um, até alcançar o topo.
Etapas da Hierarquia das Necessidades de Maslow
- Necessidades fisiológicas: Está é a base da Pirâmide, onde estão as necessidades básicas de qualquer Ser humano, como a fome, a sede, a respiração, a excreção, o abrigo e o sexo, por exemplo.
- Necessidades de segurança: É o segundo nível da hierarquia, onde estão os elementos que fazem os indivíduos se sentirem seguros, desde a segurança em casa até meios mais complexos, como a segurança no trabalho, segurança com a saúde (planos de saúde), etc.
- Necessidades sociais: É o terceiro nível da Pirâmide. Neste grupo estão as necessidades de se sentir parte de um grupo social, como ter amigos, constituir família, receber carinho de parceiros sexuais, etc.
- Necessidades de status ou estima: É a quarta etapa da Pirâmide de Maslow, que agrupa duas principais necessidades – a de reconhecer as próprias capacidades e de ser reconhecido por outras pessoas, devido à capacidade de adequação do indivíduo. Ou seja, é a necessidade que uma pessoa tem de se orgulhar de si própria, sentir a admiração e orgulho de outros indivíduos, ser respeitada por si e pelos outros, entre outras características que envolvam o poder, o reconhecimento e o orgulho, por exemplo.
- Necessidades de autorrealização: Este é o topo da Pirâmide, quando o indivíduo consegue aproveitar todo o potencial de si próprio, com autocontrole de suas ações, independência, a capacidade de fazer aquilo que gosta e que é apto a fazer, com satisfação.
Existem algumas particularidades em relação às etapas da Pirâmide de Maslow que devem ser levadas em consideração:
- Uma etapa deve ser saciada (pelo menos em parte) para que o indivíduo passe para o próximo nível da hierarquia.
- As necessidades da autorrealização nunca são saciadas, sempre que uma necessidade se sacia, surgem novas ânsias e objetivos.
- As necessidades fisiológicas nascem com os Seres humanos e são as mais fáceis de serem saciadas, ao contrário das outras etapas.
- Quando se conquista determinados elementos de um grupo de necessidades, o indivíduo sempre se motiva em conseguir atingir mais objetivos.
- As necessidades insatisfeitas, ou seja, que não conseguirem ser cumpridas, implicam reações negativas no comportamento do indivíduo, como frustrações, medos, angústias, inseguranças, etc.
Maslow ainda identificou, após a construção do esquema da Pirâmide, outras duas necessidades do indivíduo que se considera autorrealizado, que foram classificadas como necessidades cognitivas:
- A necessidade de conhecer e compreender o mundo à sua volta, como a natureza, a sociedade e o universo funcionam, por exemplo.
- A outra é a necessidade de satisfação estética, que significa a procura pela perfeição, simetria, arte e beleza em geral. Este elemento está relacionado com a exigência do Ser humano em estar, por norma, sempre dentro do padrão de beleza vigente na sociedade.