Muitas pessoas acham que a nutrição funcional é uma dieta usando-se alimentos funcionais (linhaça, chá verde…), o que não é verdade.
Nutrição funcional é um olhar diferente sobre aquela pessoa que está procurando o nutricionista funcional.
A maioria das pessoas pensa em ir ao nutricionista para emagrecer, e não é só isso. Junto com a vontade de emagrecer tem uma serie de sinais e sintomas que essas pessoas podem estar apresentando, e que podem ser solucionados com a mudança da alimentação, por exemplo, enxaqueca no período pré-menstrual, dificuldade de ir ao banheiro ou não dormir bem….
Na consulta, o nutricionista vai levar em consideração todos esses aspectos, então não existe uma dieta para perda de peso, e, sim, uma alimentação própria para aquela pessoa, que tem as suas particularidades. Assim, todos esses aspectos são tratados junto com a perda de peso.
Na verdade, um único alimento, ou às vezes, um grupo de alimentos pode ser o causador desses sintomas, inclusive da dificuldade de perder peso.
Nem tudo que é saudável é bom para todos. Aí é que entra o nutricionista funcional, pois é ele quem vai avaliar os melhores alimentos para serem consumidos no cardápio de cada um.
Este profissional leva em consideração vários aspectos além dos sintomas que o paciente relata durante a consulta. Isso faz com que a alimentação passe a ser altamente personalizada, porque será tratado o que está causando os sinais e sintomas e não apenas o emagrecimento.
Na nutrição funcional não se leva em consideração, por exemplo, calorias, pontos … não segue-se a dieta tradicional, mas sim, é proposto uma alimentação para a vida, que é boa para cada um de nós, de acordo com quem eu sou. Mudança de hábitos e de consciência alimentar.
Existem exames que podem nos guiar para identificar quais são esses alimentos bons e ruins de modo individual.
O importante é entendermos também que não adianta só comer bons alimentos, nós temos que garantir que esses alimentos e que os nutrientes desses alimentos façam o trajeto correto para que executem suas funções dentro do organismo, dentro da célula.
Para que um nutriente chegue na célula, os alimentos precisam ser bem digeridos, processados, distribuídos de maneira correta , bem metabolizados pelo fígado, como também ter uma boa eliminação do resíduo alimentar.
Então, a nutrição funcional vai organizar todas essas etapas, para que ocorram da melhor forma possível.
A nutrição integrativa considera a pessoa como um todo, ou seja, sua totalidade. Assim, nessa visão, não se tem um tratamento com foco principal na doença, e, sim, no Ser humano, respeitando a sua individualidade e modo de ser.
Toda doença começa com um desequilíbrio e não precisamos esperar ficar doente para tratar. Ao invés disso, precisamos primeiro conhecer e identificar as melhores orientações e alimentos que se encaixam para cada um.
Por meio de ciências milenares ( Ayuveda, Chinesa, homeopatia etc) fornece as ferramentas necessárias para vivermos em equilíbrio.
Sendo assim, são usadas certas ferramentas para que você encontre a consciência de utilizar seus recursos internos para cuidar de si mesmo, e, assim, garantir aquele equilíbrio que tanto acreditamos ( físico, mental, emocional, espiritual e social), resgatando, assim, a consciência ao comer e a reconexão com a sabedoria do corpo.
Nessa visão queremos estimular o seu autoconhecimento, a autoeducação, a autocura, a autoestima para que alcance o bem-estar geral integral, conquistando suas metas, objetivos e propósitos de vida.