Domingo, 09/6, foi um dia histórico em Curitiba: a obra tão aguardada pelos curitibanos – quase 17 anos de espera – foi concluída. As 12 faixas para veículos do trecho final da Linha Verde Norte (Lote 4.1) foram liberadas ao tráfego, nos dois sentidos, assim como a nova trincheira e os 3 viadutos construídos na região do antigo Trevo do Atuba, dando fim ao maior nó viário da cidade.
O antigo trecho, que causava tanta lentidão na região, não existe mais. No local, o conjunto de trincheiras, viadutos e pistas garante a fluidez no trânsito e facilita a conexão entre Curitiba e Região Metropolitana, fazendo a inserção com a antiga BR-116.
As obras ampliaram o grande corredor de transporte que agora liga Curitiba de Norte a Sul, desde o Pinheirinho ao Atuba. Com as pistas liberadas para os veículos, a Linha Verde torna-se a maior avenida da cidade.
A estimativa da Superintendência de Trânsito (Setran) é de que 70 mil veículos circulem diariamente pela região, nos dois sentidos.
Também foram abertas as vias de acesso e de saída da capital paranaense a Colombo, na Região Metropolitana, a São Paulo, além dos caminhos de acesso para dentro da cidade via bairros Santa Cândida ou sentido Pinheirinho.
3 km de obras
A Linha Verde é o 6º eixo de transporte e de integração viária de Curitiba, que teve as obras iniciadas em setembro de 2007, separadas em lotes Sul e Norte.
O lote entregue abrange quase 3 km de extensão, no trecho norte, com obras executadas desde a altura do Hospital Vita até a concessionária Mercedes/Savana.
Os trabalhos foram os mais complexos de toda a Linha Verde porque incluem as chamadas Obras de Arte Especiais (trincheiras e viadutos), terraplanagem, pavimentação, drenagem, paisagismo, sinalização viária, relocação de postes de energia, semaforização e acessibilidade. Também contemplam a infraestrutura para as futuras estações Atuba e Solar do transporte coletivo.
A obra contempla ainda nova iluminação, novas calçadas, nova sinalização, ciclovia e paisagismo. Ao longo do trecho foram plantadas 1.000 mudas de árvores de ipês roxos e amarelos.
Obras complementares
Obras complementares do Lote 4.1 continuam em ruas do entorno, mas sem prejudicar o fluxo de carros na região. Pavimentações, calçadas, iluminação e paisagismo estão em andamento, com previsão de conclusão para agosto. Cinco estações-tubo estão sendo implantadas, com previsão de operação após suas conclusões, entre julho e dezembro.
Motoristas satisfeitos
Após anos enfrentando longos congestionamentos, os motoristas que circulam pela região estão comemorando. O complexo de trincheiras e viadutos chegaram para facilitar a vida da população.
A fluidez do trânsito, assim como uma significativa redução no tempo de deslocamentos, vai facilitar a rotina de milhares de pessoas que dependem dessa via para suas atividades cotidianas. As obras viárias ampliaram o grande corredor de transporte que agora conecta Curitiba de Norte a Sul, desde o Pinheirinho ao Atuba.
Segurança
Além de melhorar o fluxo de veículos, a obra incluiu melhorias na sinalização e na infraestrutura viária, contribuindo para uma condução mais segura. Os motoristas agora contam com pistas mais largas e bem pavimentadas, o que aumenta a capacidade de tráfego e diminui o risco de acidentes.
“Fui fiscal dessa obra, eu a acompanhei dia a dia, desde o início e fiz questão de estar presente no momento que o prefeito liberou a passagem e os caminhoneiros, felizes, passaram buzinando muito. Festejamos juntos”, contou Leuri Nelson de Pauli que é aposentado e adotou caminhadas no entrono da avenida como hábito saudável para driblar a diabetes.
Melhorias
As melhorias para a região não findam apenas com a conclusão das obras do Lote 4.1, mas vão além. A Prefeitura de Curitiba abre espaço para novas melhorias no transporte urbano da cidade e tem como objetivo a ampliação da linha 350-Ligeirão Fagundes Varela/Pinheirinho, que hoje liga o Bairro Alto ao Pinheirinho, e a implantação de uma nova linha urbana, a Atuba/Santa Cândida, até o fim do ano.
A Urbs, que gerencia o transporte coletivo na capital, vai ampliar o Ligeirão Fagundes Varela/Pinheirinho, que hoje tem 29 quilômetros, para 35 quilômetros, passando a ligar o Atuba ao Pinheirinho. Ampliada, a linha passará a se chamar Atuba/Pinheirinho e a frota de ônibus passará de quatro para 12 veículos, todos articulados.