Devido ao sucesso da estreia dos e-Sports na Liga Esportiva Nescau, a modalidade já tem participação confirmada nas edições seguintes da maior competição multiesportiva estudantil do Brasil.
75% dos brasileiros jogam videogame, de acordo com dados da nova edição da Pesquisa Game Brasil (PGB), o maior estudo anual do país.
Não importa se é no smartphone, console ou computar, três em cada quatro pessoas estão conectadas a jogos digitais no Brasil, de acordo com o estudo.
Essa modalidade de entretenimento evolui ano e ano e cada vez mais é reconhecido como esporte.
Tal movimento não passou despercebido aos organizadores da Liga Esportiva Nescau que, na oitava edição, voltou ao formato presencial e terminou no dia 9 de outubro, no Clube Esperia, em São Paulo e promoveu a estreia da arena de e-Sports.
“Acompanhamos de perto a evolução dos e-Pports e sua relevância cada vez maior no cenário nacional e internacional. Após dois anos no formato digital, em função da pandemia, criar um ambiente para os games se tornou um movimento natural. Começamos com oficinas, nas quais as crianças e jovens tiveram a oportunidade de jogar e receber orientação de gamers profissionais.”, afirmou Mariana Santos, gerente de Marketing de Nescau.
O técnico da eSeleção Brasileira, campeã da Fifae Nations World Cup 2022, a Copa do Mundo de Fifa 22, Gabriel Guimarães, esteve presente na Arena Gamer da Liga Esportiva Nescau.
“Essa conquista, que é inédita, será um espelho para incentivar mais crianças e jovens a ingressar nos e-Sports. Eventos como a Liga Esportiva Nescau são muito importantes nesse processo, trazendo também o componente diversão. Foi muito bacana ver o grande volume de meninos e meninas de todas as idades na arena. Nosso objetivo é expandir até chegar ao nível olímpico.”, destacou o treinador, conhecido como Gabigol.
O Union E-Sports, equipe profissional que conta com craques dos games, foi encarregada por receber a garotada.
O evento ainda teve a presença de meninos já crescidos e que são referência em suas áreas, incluindo Falcão, considerado o maior jogador de futsal de todos os tempos, que arriscou alguns lances virtuais, além do produtor de conteúdo Júlio Cocielo, que pegou algumas dicas com Marcelo Mendonça, campeão mundial de Marvel Torneio de Campeões.
“Os gamers chegaram para ficar. Já começamos a desenhar o evento de 2023 e pretendemos, além de ampliar a Arena Gamer, trazer novidades.”, concluiu Mariana Santos.