O prefeito Rafael Greca vistoriou na tarde de 12 de maio, o andamento das obras do trecho final da Linha Verde Norte no Trevo do Atuba.
A intervenção (Lote 4.1) acontece ao longo de 2,84 km entre as estações Atuba e Solar do transporte coletivo.
Acompanhado do secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, Greca verificou o avanço dos trabalhos no local que está sendo preparado para receber a futura Estação Solar, nas proximidades da loja Daju e na região do Trevo do Atuba, em frente ao atacadista Assaí, onde está sendo construído o complexo de três trincheiras.
Trincheiras
Os trabalhos no Lote 4.1 são os mais complexos do trecho norte da Linha Verde. Incluem diversas obras de arte – trincheiras e alças de acesso, terraplanagem, pavimentação, drenagem, paisagismo, obras complementares, sinalização viária, relocação de postes de energia, semaforização e acessibilidade. Também contemplam a infraestrutura para as futuras estações Atuba e Solar.
“Não há na história de Curitiba, nos seus 330 anos, uma obra dessa magnitude e feita com empenho e muita eficiência.”, disse Greca.
“A Linha Verde é um importante corredor de transporte coletivo e com as obras em andamento, teremos uma cidade mais moderna, mais conectada e mais desenvolvida para todos.”, completou o prefeito.
Iniciada em setembro do ano passado, a obra está sendo executada pelo consórcio TC-Linha Verde, vencedor da licitação realizada em 2022 e formado pelas empresas Compasa Ltda e TCE Engenharia Ltda. A conclusão está prevista para o segundo semestre de 2024.
A obra está sendo realizada com recursos repassados pela Caixa Econômica Federal. A coordenação e fiscalização dos trabalhos é feita pela Secretaria Municipal de Obras Públicas.
3 km de obras
Há frentes de trabalho ao longo dos quase 3 km que compõem o lote. Entre os serviços em execução está a pavimentação em concreto da canaleta central exclusiva do transporte coletivo, próximo ao viaduto da Rua Alberico Flores Bueno, e a implantação, na mesma região, de uma nova pista local, no sentido São Paulo.
Na altura da concessionária Savana, as equipes trabalham na terraplenagem e na execução das camadas iniciais de pavimentação nas pistas da esquerda, direita e na central.
No local conhecido como Trevo do Atuba foram escavados e retirados cerca de 90 mil metros³ de terra do total de 135 mil metros³ necessários para implantação do complexo de trincheiras.
Também foram executadas cerca de 1.800 estacas em concreto, de 4 m a 15m de comprimento, que vão formar as paredes de contenção da nova Trincheira do Atuba.
Os trabalhos nesse local seguem com os serviços de tirantes, drenagem, terraplenagem e camadas iniciais de pavimentação.
Na outra extremidade, para receber a nova Estação Solar do transporte coletivo, os trabalhos já passaram da metade, com 60 mil metros³ aterrados. Foram necessárias 2.500 carretas carregadas de pedra moledo para o aterro.
Na região do Hotel Dunamys estão sendo executadas as camadas iniciais da pavimentação. Em alguns trechos acontece a implantação de meio-fio e da pavimentação (em concreto) na canaleta e em asfalto nas vias marginais.
Ainda no aterro da Estação Solar as equipes trabalham na execução de um muro de arrimo de aproximadamente 42 metros de extensão e 3 metros de altura. Na altura da Rua Maria Petroski há serviços de terraplanagem.
Também já foram implantados 50 de um total de 118 novos postes previstos no trecho.
Lotes concluídos
Na gestão do prefeito Rafael Greca foram finalizados e colocados em funcionamento os lotes 3.1 da Linha Verde Norte (do Viaduto da Avenida Victor Ferreira do Amaral até as proximidades do Hospital Vita, numa extensão aproximada de 2,46 km) e o 3.2, numa extensão de 2,8 km que inclui a trincheira que liga a Rua Fúlvio José Alice, no Bairro Alto, à Rua Amazonas de Souza Azevedo, no Bacacheri.
Com as duas entregas, 85% do eixo da Linha Verde que serve ao transporte coletivo foram concluídos, como explica o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.
“O conjunto das obras do lote 4.1 é indiscutivelmente o mais complexo de todo o projeto, mas as obras agora avançam de forma significativa. Estamos confiantes de que, até o segundo semestre de 2024, entregaremos um corredor de transporte coletivo moderno, conectado e uma infraestrutura de qualidade que impulsionará o desenvolvimento da nossa cidade.”, disse Rodrigues.
Acompanharam a vistoria a administradora da Regional Boa Vista, Janaína Lopes Gehr; o diretor do Departamento de Pavimentação da Smop, Lívio Petterle Neto; engenheiros da Falcão Bauer, supervisora da obra; e os vereadores Hernani, Beto Moraes e Rodrigo Reis.