O prefeito Rafael Greca, acompanhado da primeira-dama, Margarita Sansone, recebeu no dia 23 de março, o embaixador da Bélgica no Brasil, Peter Claes, e a embaixatriz Alexandra Claes, na Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
O embaixador convidou o prefeito para participar do Brussels Urban Summit (BUS), que será realizado em Bruxelas, de 12 a 15 de junho de 2023, em parceria com três das principais redes internacionais de cidades.
O evento vai abordar a problemática dos desafios urbanos globais, como o crescimento das cidades, as mudanças climáticas, a migração e a desigualdade social.
Haverá ainda o Congresso Mundial de Metrópoles, a conferência anual da Eurocities e o OCDE Champion Mayors Summit for inclusive Growth, além da mesa-executiva do United Cities and Local Governments (UCLG).
“É uma honra para Curitiba poder participar de um evento como este, discutir políticas públicas com diversos prefeitos do mundo é de fundamental importância para a nossa cidade.”, declarou Greca.
Durante o encontro, também foram discutidas cooperações entre aCapital paranaense e o país europeu em áreas como energias renováveis e cidades inteligentes.
Greca afirmou que Curitiba prioriza parcerias internacionais para uso de energias renováveis, como a solar, a eólica (vento) e a gerada por intermédio de resíduos sólidos, que hoje vão para os aterros sanitários.
Também participaram do encontro o cônsul honorário da Bélgica no Paraná, João Casillo, e sua esposa, Regina Casillo; o cônsul-geral da Bélgica em São Paulo, Matthieu Branders; o cônsul de Economia da Embaixada da Bélgica no Brasil, Dieter Poeyn; a advogada Ângela Casillo; e Lucia Casillo, representando o Solar do Rosário.
O assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó, e os secretários municipais Luiz Fernado Jamur (Governo) e Luiz Gusi (Segurança Alimentar e Nutricional) também participaram.
Fotos: José Fernando Ogura.