O Brasil será o país homenageado na edição de 2023 da Gamescom, o maior evento de games do mundo e a maior plataforma de negócios da Europa para a indústria de jogos.
Por intermédio de uma parceria entre a Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games), e a Associação da Indústria Alemã de Games, por meio da Brazil Games, projeto setorial de exportação da Abragames com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos), o Brasil terá grande destaque no pavilhão de exposições da Gamescom em Colônia/Alemanha, participando da cerimônia de abertura, tendo um estande com mais de 50 estúdios nacionais e cumprindo uma extensa agenda de compromissos entre 22 e 27 de agosto de 2023.
Recentemente, representantes da Abragames se encontraram com Geraldo Alckmin, vice-presidente do Brasil, para falar sobre o futuro da indústria de games no país.
Durante a Gamescom, além do reconhecimento como um importante polo de desenvolvimento de games, o Brasil estará representado por uma comitiva de mais de 50 estúdios brasileiros liderados pela Abragames, por meio do Projeto Brazil Games.
Visando aumentar a visibilidade da indústria local e impulsionar a geração de negócios internacionais, a participação brasileira em mais um evento internacional será potencializada no estande, onde os estúdios nacionais poderão apresentar seus jogos, ampliar o networking e participar de reuniões comerciais.
Estamos muito satisfeitos em ter o Brasil como parceiro oficial da Gamescom 2023, sendo o primeiro país da América Latina nesta posição.
Isso mostra mais uma vez que a Gamescom é o lar da indústria internacional de games, conectando países e continentes por meio de jogos.
“A indústria brasileira de games tem crescido fortemente e está muito bem conectada internacionalmente. O Brasil e a América Latina contribuem para um universo gamer mais vibrante e colorido, que celebraremos juntos na gamescom, em agosto.”, comenta Felix Falk, diretor-administrativo da Associação da Indústria Alemã de Games
De acordo com a 1ª Pesquisa Nacional da Indústria de Games divulgada pela Abragames em parceria com a ApexBrasil, existem atualmente 1.009 estúdios brasileiros em atividade, e, só em 2021, 57% das desenvolvedoras nacionais negociaram seus serviços e jogos com empresas de outros países.
Além disso, em 2022, 19 jogos criados por estúdios associados à Abragames foram lançados para plataformas de grande abrangência mundial, como Steam (PC) e Nintendo Switch.