A Fundação Cultural de Curitiba (FCC) está de volta às raízes. A sede administrativa do órgão municipal de política cultural retornou para o coração do Centro Histórico, no bairro São Francisco, região que abrigou a instituição por mais de 30 anos, de 1973 até 2006, antes de ela ser transferida para o Moinho Rebouças.
A partir deste mês, a administração da FCC passa a ocupar o prédio da Rua do Rosário, 180, ao lado do histórico Palecete Wolf, que foi a primeira sede da Fundação.
Essa região é conhecida como o Corredor Cultural de Curitiba, onde diversas manifestações artísticas ganham vida em espaços públicos, privados e do terceiro setor.
“A Fundação Cultural volta para o Centro Histórico, de onde nunca deveria ter saído. E daqui, anexo ao Memorial de Curitiba, perto do Belvedere, do Conservatório de MPB e de outros grandes espaços, a Fundação Cultural vai continuar o brilhante trabalho que há 50 anos tem feito pela cidade e pela cultura.”, disse o prefeito Rafael Greca ao inaugurar a nova sede na sexta-feira (19/5).
O prédio recém-reformado, com 920 metros quadrados, integra-se harmoniosamente ao Memorial de Curitiba e agora abriga as áreas administrativas da fundação, como as diretorias de Incentivo à Cultura, Planejamento e Financeiro, além das coordenações de linguagens.
Essa nova estrutura fica a apenas 50 metros do Solar da Cultura, atual sede da presidência da Fundação Cultural de Curitiba, da diretoria de Ação Cultural e das assessorias.
Para a presidente da FCC, Ana Cristina de Castro, a mudança representa um “retorno ao quintal de casa”. Ela destaca que a nova sede facilitará o acesso do público atendido pela Fundação, especialmente produtores e artistas, que poderão desfrutar de um ambiente ainda mais acolhedor e propício à criação artística.
“A presença da Fundação Cultural no Largo da Ordem contribuirá para a movimentação cultural da região, fortalecendo ainda mais seu caráter histórico e artístico.”, destacou Ana.
O prédio, que fica ao lado da Igreja Presbiteriana, foi reformado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e também contou com parceria da Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, por meio da Superintendência de Tecnologia da Informação, para a instalação da infraestrutura lógica.
O vice-prefeito Eduardo Pimentel esteve na inaguração da nova sede e destacou que seu primeiro trabalho em uma instituição pública foi na FCC.
“Foi meu primeiro contato com gestão pública e aprendi muito com a equipe da Fundação Cultural.”, disse Pimentel.
Durante a inauguração, o prefeito Rafael Greca anunciou que haverá concurso público para contratação de servidores de carreira da Fundação Cultural de Curitiba.
Além de toda a diretoria e de funcionários, também participaram da inauguração o secretário de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, e os vereadores Nori Seto e Oscalino do Povo.