Francisco Filho, assessor do vereador Sabino Picolo e representante político do bairro Uberaba, esteve presente no “Fala Curitiba“ realizado na última semana, para ouvir dos moradores quais as suas reais necessidades.
O programa de consultas públicas da Prefeitura de Curitiba entra em sua sétima edição, e, Francisco Filho, defensor ferrenho do Uberaba, não poderia ficar de fora quando o projeto chegou ao bairro.
Os moradores das regionais Tatuquara, Portão e Pinheirinho foram os primeiros atendidos pelo Fala Curitiba Móvel, e, na última semana foi a vez do bairro do Uberaba receber a equipe móvel que ouve as solicitações dos moradores para melhorar o local onde moram.
Francisco Filho sempre morou no Uberaba. Filho do ex vereador Chico do Uberaba, ele segue os passos do pai para fazer com que o bairro alcance cada vez mais independência, tenha mais segurança e pela valorização do comércio local.
Programa Fala Curitiba
O programa Fala Curitiba tem como objetivo consultar a população sobre as prioridades para aplicação do orçamento da cidade.
Neste ano, entre as novidades, mais consultas do Fala Curitiba Móvel e ainda ações exclusivas das secretarias e equipes para ouvir a população aos sábados, em eventos do município e em áreas de lazer.
Os curitibanos podem, ainda, preencher as fichas e dar a sua opinião sobre as prioridades do orçamento da cidade para o próximo ano pelo site.
Reuniões presenciais
De abril a julho acontecem as consultas específicas para a LOA, as reuniões presenciais nos bairros, a compilação de resultados e a votação final – presencial e on-line, com a eleição de dez prioridades por regional.
Para o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), responsável pela coordenação do trabalho, Alexandre Matschinske, os ajustes feitos para este ano têm como objetivo dar mais oportunidade de participação – em especial, presencialmente, para a população.
“Estamos entrando na sétima edição e o programa só cresceu em participação e reconhecimento. A cada ano, a nossa meta é tornar as consultas um retrato mais fiel do que a população curitibana escolhe, coletivamente, para melhorar a cidade.”, diz.