Neste artigo, vamos entender qual é a diferença entre culinária e gastronomia, o que define cada conceito e quais os primeiros passos para trabalhar na área.
Transformar ingredientes variados em pratos saborosos exige técnica, conhecimento e muita sensibilidade. Ao longo dos anos, o estudo do preparo de comidas foi sendo aperfeiçoado, e virou até curso em universidades em todo o mundo. Mas afinal, qual é a diferença entre culinária e gastronomia?
Entender os dois conceitos é fundamental para quem deseja transformar a paixão por cozinhar em uma carreira. Ou até mesmo melhorar as habilidades na cozinha e comer bem.
Qual é a diferença entre culinária e gastronomia?
Apesar de parecer a mesma coisa, existe diferença entre culinária e gastronomia! São dois conceitos diferentes, abordagens diferentes, mas que fazem parte de uma mesma área de conhecimento.
Conhecida como a “arte de cozinhar”, a culinária é o ato de criar pratos e receitas, e vai da escolha dos ingredientes até a hora de servir no prato.
Tem foco nos fatores regionais e culturais que marcam a maneira que cada sociedade se alimenta.
A culinária é uma das áreas presentes na gastronomia, que pode ser definida como a ciência da cozinha. A gastronomia também aborda materiais e técnicas utilizadas para o preparo, gestão de alimentos e de restaurantes e empreendedorismo. Além de estudar o preparo da comida, a cultura e a história da alimentação.
O que é culinária?
Você provavelmente já foi em um restaurante de comida asiática. Ou até mesmo é um grande fã da cozinha baiana.
Mesmo sem falar o nome dos pratos, a sua cabeça associou esses conceitos ao sushi ou ao acarajé. Isso acontece porque cada sociedade tem a sua própria culinária.
No dia a dia, a culinária está presente em nossos hábitos. Seja no feijão com arroz que alimenta boa parte dos brasileiros, seja no bolo com café ao final da tarde, a alimentação é um importante traço de nossa cultura. E é assim em todo lugar.
A culinária reúne os conhecimentos alimentares dos diferentes povos e culturas, e está relacionada com a forma como consumimos a comida. Vamos ver um pouco mais sobre diferentes variedades de culinária conhecidas em todo o mundo!
Culinária Asiática
A cozinha asiática é uma das mais conhecidas e admiradas em todo o mundo, com seus sabores exóticos e técnicas inusitadas.
Do simples sushi a pratos sofisticados de países orientais, é fácil reconhecer a comida asiática, e é difícil não se apaixonar por ela.
Maior continente do planeta, a Ásia tem muitas diferenças regionais que são passadas também para a culinária. A cozinha típica chinesa é muito rica e variada.
Na região, é comum usar técnicas para o uso do sal e da gordura que tornam a comida muito diferente da dos outros países.
Já a cozinha asiática de países como Sri Lanka e Vietnã usam outros métodos e técnicas de preparo que modificam totalmente a culinária desses locais em comparação ao restante do continente.
Culinária Europeia
Cada país da Europa tem características regionais próprias que influenciaram diretamente a sua culinária. A geografia e o clima agem sobre os ingredientes.
Por isso, as técnicas de preparo e conservação são diferente e as receitas são únicas e conhecidas no mundo todo.
A culinária do mediterrâneo é fortemente marcada pelo uso do azeite, frutas, ervas e carnes próprios da região.
A exploração de outros povos e culturas influenciou a culinária italiana, que importou ingredientes e técnicas de preparo para a sua própria cozinha, mantendo a tradição até hoje.
E não podemos deixar de falar da culinária francesa, uma das principais escolas da cozinha que exportou seu método único e rigoroso de preparar alimentos para todo o planeta.
Hoje, a cozinha francesa é considerada uma das mais importantes do mundo, e as técnicas e ingredientes servem de base para chefs de todas as regiões.
Culinária brasileira
Um país de dimensões continentais como o Brasil carrega muitas variedades de culinária de região para região, com influência dos diferentes povos que formam a nossa cultura, dos ingredientes encontrados e do clima de cada local.
Para entender a culinária brasileira, é muito importante conhecer a história do país e a formação da nossa identidade cultural.
A religião, a mistura entre povos, a exploração dos sertões e as condições de armazenamento acabaram influencando tradições que são mantidas até hoje na nossa cozinha.
A religião é um traço marcante da cozinha brasileira. A comida de santo ganha um papel de ritual, e faz parte de celebrações, ou até mesmo é proibida em algumas festividades.
O mesmo acontece com o milho e as festividades da colheita de junho, que originaram as festas juninas e os pratos típicos como canjica, mungunzá e pamonha.
O que é gastronomia?
Ir a um restaurante envolve muito mais do que apenas se alimentar. Existe uma série de elementos que transformam o ato de comer em uma experiência cultural, social e política. E entender essa ciência é o trabalho de quem atua na gastronomia.
Além de dominar a culinária, as diferentes técnicas de preparo de alimentos e conhecer os ingredientes, a gastronomia envolve outros aspectos que fazem parte da nossa alimentação e do papel social que ela tem em nossas vidas.
A área é tão importante que, a partir dos anos 1990, o Brasil passou a contar com cursos de ensino superior de gastronomia para formação de novos profissionais.
Entre os temas estudados pela gastronomia, destacamos:
- História da alimentação
- Nutrição
- Química dos alimentos
- Como montar cardápios
- Culinária
- Gestão de restaurantes
- Gestão de bufês
- Marketing
- Panificação
- Confeitaria e chocolateria
- Bebidas
- Molhos
- Segurança alimentar
Existem diversas carreiras para profissionais da área de gastronomia. Além de chef de cozinha e de cozinheiro, o gastrônomo pode atuar como:
- Segurança alimentar – Carreira ligada a saúde, faz vistoria em cozinhas e restaurantes para conferir se está tudo dentro das normas de segurança.
- Gestão alimentar – Profissional que atua na administração de restaurantes, bufês e qualquer estabelecimento que trabalhe comercialmente com comida.
- Consultor alimentar – Especialista em gastronomia que pode apontar caminhos para melhorar os processos de empresas alimentícias.
- Barista, barman, somellier, entre outros – O barista (café) e o somellier (vinhos) são algumas das profissões ligadas ao consumo de bebidas. Cada tipo de bebida tem seu especialista.
A gastronomia é uma área de atuação muito rica e com muitas possibilidades.
Neste artigo você aprendeu que existe diferença entre gastronomia e culinária, mas os dois conceitos são complementares e dependem um do outro!
A culinária é a arte de cozinhar, o ato que acompanha a relação que as diferentes gerações tem com a alimentação.
Gastronomia é a ciência que estuda a produção de alimentos e o seu impacto na sociedade. O gastrônomo é o profissional que domina a culinária e outros aspectos da cadeia alimentícia, como gestão e administração.
Entender qual é a diferença entre culinária e gastronomia é só o primeiro passo para quem quer transformar a paixão pela comida em algo a mais!
Não é necessário fazer uma graduação para trabalhar com gastronomia. Mas ter conhecimento e dominar as técnicas de preparo de alimentos é muito importante para garantir a sua segurança e a de quem se alimenta da sua comida.
Os cursos de ensino superior de gastronomia duram, em média, 4 anos. Se você gosta de cozinhar e quer aprender mais sobre algum ponto específico, os cursos livres de gastronomia são uma ótima opção, até para iniciar uma nova carreira.