Quem pratica algum tipo de esporte em grupo leva a vantagem de cuidar do corpo e ainda fazer novas amizades.
Você era o tipo de aluno que gostava das aulas de Educação Física e atividades em grupo com os colegas?
Mesmo que os anos tenham passado e o colégio ficado para trás, saiba que nunca é tarde para reviver os velhos tempos investindo na prática de um esporte coletivo.
Na vida adulta, eles ressurgem como uma ótima oportunidade de fazer novas amizades e mudar a visão de que o exercício é uma obrigação a ser cumprida, virando uma atividade prazerosa de lazer.
Se unir a um grupo que jogue, por exemplo, vôlei, basquete ou futebol, e até a prática da capoeira, melhora a vida social e estimula a coordenação motora.
E tem mais! Os benefícios não se limitam ao ânimo que a troca de incentivo com os colegas de time traz. Eles aparecem na saúde como um todo.
Redução da pressão arterial, com consequente diminuição do risco de ataque cardíaco, é um dos ganhos já comprovados cientificamente que o esporte em grupo proporciona.
Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), a atividade física reduz risco de mortalidade por doença cardiovascular, hipertensão, diabetes tipo 2, além de trazer benefícios para a saúde mental, saúde cognitiva, sono e memória.
A atividade física em grupo é tão eficaz para a saúde que, de acordo com um estudo da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, ela ajuda a reduzir a massa de gordura visceral, que está associada ao maior risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Seja com parceria ou sozinho, vale fazer um esforço para seguir a recomendação da OMS de até uma hora de exercícios moderados por cinco dias ou 40 minutos por sete dias.
Se não tiver contraindicação, 150 minutos de atividade física intensa por semana são suficientes para manter corpo e mente equilibrados e revigorados.
Fotos: Shutterstock.