Um grupo de estudantes do Ensino Integral em Tempo Ampliado da Escola Municipal Profª Augusta Glück Ribas, da Regional Bairro Novo, fez um passeio até o Parque Passaúna (bairro Augusta) para uma aula de campo com canoas havaianas.
Você sabia que os estudantes da rede municipal de ensino contam com práticas corporais de aventura no currículo? Uma delas foi um passeio no Parque Passaúna.
Skate, parkour e até canoa havaiana são exemplos do que é trabalhado no Ensino Fundamental nas escolas públicas curitibanas.
“A ideia foi que participassem de uma vivência com esportes aquáticos, considerando o tema trabalhado, que foi a água. Então, como meu conteúdo é o movimento, optamos por esportes aquáticos.”, explicou a professora de Educação Física Laryssa Daniel.
Esse tipo de passeio não é obrigatório, mas está inserida como possibilidade dentro do currículo.
“Na oficina sobre esportes aquáticos nas práticas do movimento, os estudantes tiveram um breve resumo da história do esporte e de suas características, assistiram a vídeos e debateram as características da modalidade. A proposta de aula de campo permitiu que eles relacionassem atividade física à saúde e às questões ambientais.”, explicou a professora.
Participaram do passeio no Passaúna estudantes de 9 a 12 anos. Eles fizeram um percurso de aproximadamente 400 metros, todos remando.
Ampliação do atendimento do passeio
O Ensino Integral abre a possibilidade de diversas práticas e atividades com os estudantes, com base no currículo.
A rede municipal está aumentando a oferta do tempo ampliado na escola desde 2017. Até o final deste ano, 156 unidades devem ter essa opção, com pelo menos parte das turmas com integral ou atividades nas Unidades de Educação Integral (UEIs) próximas.
O Integral permite que o estudante permaneça com até 9h de atividades na escola e garante acesso a práticas de movimento, ciência e tecnologia, matemática, Língua Portuguesa, entre outras.
A alimentação escolar também é adequada ao tempo maior em que permanecem na unidade.
O aumento da oferta é feito de maneira gradativa e depende da estrutura das unidades e da demanda da comunidade.