Você sabe por que os esportes contribuem tanto para o bem-estar das pessoas? Neste post, você irá entender como ele age na nossa vida e daremos dicas de como e porque começar hoje mesmo a praticar exercícios físicos.
É de conhecimento geral que atividade física, dos mais variados tipos, contribui para a nossa saúde física e emocional, criando benefícios a longo prazo e em todas as fases da vida.
Melhora do condicionamento físico
O corpo humano tende a se adaptar de acordo com a situação que lhe é oferecida. Por exemplo, quem passa muito tempo sentado e em atividades que exigem pouco ou nenhum esforço físico, tende a ter mais dificuldade para percorrer até mesmo trajetos curtos a pé.
Isso acontece porque o corpo está acostumado a ficar em posição de repouso, o famoso sedentarismo. O esporte ajuda a combater o sedentarismo e seus efeitos prejudiciais.
A prática frequente de esportes contribui para o aumento da força e resistência dos músculos, torna os ligamentos e tendões mais flexíveis e melhora nossa capacidade respiratória, garantindo mais fôlego para executar as atividades do dia a dia, como subir uma ladeira, por exemplo.
Diminuição do risco de doenças
Além de combater o sedentarismo, os esportes também contribuem para evitar o surgimento de doenças como a diabetes, a osteoporose, doenças do coração, pressão alta e obesidade.
Isso é possível porque boa parte dessas doenças está relacionada a maus hábitos alimentares e uma vida sedentária.
É importante notar também que a prática de esportes garante a melhor idade mais tranquila, ao evitar complicações que costumam aparecer conforme nossa idade avança como é o caso da osteoporose.
Aumento da qualidade de vida
Além de melhorar o condicionamento físico e evitar uma série de doenças, a prática de esportes tem se mostrado muito eficiente no tratamento de doenças como a depressão e ansiedade.
Ao praticarmos exercícios físicos, o nosso corpo libera a endorfina, hormônio associado ao prazer e a sensação de bem-estar.
Então, apesar de ser cansativo, o esporte gera reações positivas no nosso sistema nervoso, algo muito importante para quem enfrenta os sintomas de tristeza e nervosismo que costumam acompanhar este tipo de transtorno.
Lembre-se, caso enfrente algum desses sintomas, é importante aliar a prática de exercícios a uma dieta saudável e um acompanhamento multidisciplinar, compostos por diferentes profissionais da saúde.
Os benefícios do esporte se estendem para quem não lida com esses problemas ou já superou: a prática de exercícios em grupo promove interação com novas pessoas, aumento do ciclo social, contribui para a melhora da autoestima e do bom humor.
Atenção para a 3ª idade
Existem pesquisas apontando que quedas, desequilíbrios ou tropeços são as principais causas de complicações na 3º idade.
Isso acontece porque ao passar dos anos o corpo tende a perder massa muscular, calcificação óssea, fora outros componentes externos.
Por outro lado, a prática de atividade física combinada de suplementos ricos em VITD, Ômega 3, Colágeno Tipo II, Fitoterápicos resulta como uma potente forma de prevenção e benefícios como bom sono, melhora do humor, boa pele e cabelos.
Por ser uma saúde delicada é importante que cada medicamento, do mais simples ao mais complexo, seja manipulado conforme seu organismo e/ou prescrição médica.
Por onde começar
Agora que você já entendeu a importância do esporte para seu bem estar, é hora de começar a praticar. Há diversos esportes que podem ser praticados tais como:
– Cooper
– Natação
– Hidroginástica
– Pilates
– Futebol
– Danças