No dia 10 de maio, a Rua da Cidadania da Regional Matriz, na Praça Rui Barbosa, comemorou 26 anos de prestação de serviços aos curitibanos.
Para celebrar a data – que a rigor é 15 de maio – uma série de atrações gratuitas para todas as idades movimentou o local.
O dia teve apresentações culturais, distribuição de mudas de árvores, workshop e exposição de fotografia, além de promoções de preços em produtos do Armazém e do Sacolão da Família e de um cardápio especial servido no almoço do Restaurante Popular.
“A Rua da Cidadania da Matriz tem 26 anos como centro comercial e complexo de serviços significativo para a cidade e para o cidadão curitibano. O evento é um agradecimento a todos que trabalham e frequentam o espaço.”, declarou a administradora da Regional, Rafaela Lupion.
Apresentações artísticas
Para comemorar, a regional e a Fundação Cultural de Curitiba programaram apresentações artísticas. A abertura aconteceu às 11h, com a apresentação musical Circulando Sons de Eugênio Fim e Regra 4, às 13h teve samba, forró e zouk, que é um ritmo originário de Guadalupe e Martinica, com Kaylane Santos e Matheus Barros.
A Banda Lyra Curitibana fechou o evento com uma apresentação às 15h. Com o show, houve o tradicional bolo de aniversário da regional, feito em parceria com o sindicato da panificação.
A autônoma Maria Aparecida Leidi Ferreira, de 64 anos, visita a Rua da Cidadania semanalmente e quando ficou sabendo das comemorações do aniversário decidiu que não poderia ficar de fora.
“O aniversário é sempre ótimo, a gente se diverte, gostei muito da apresentação de música, já garanti minhas comprinhas no Sacolão e agora vou aprender a fazer cupcakes.”, comentou animada.
Exposição
Durante todo o dia, a exposição Lindas Flores, Simplesmente Lindas ficou aberta para visitação em frente à Rua da Cidadania da Matriz.
Feita pelo fotógrafo José Paiva, a exposição tem o diferencial de ser apresentada por uma kombi plotada com as 48 fotos.
Quem parou para apreciar se surpreendeu, como a aposentada Cecilia Queiroz Pinheiro, de 78 anos, que ficou admirada com a beleza das fotografias.
“Fiquei muito feliz de conhecer a exposição, eu conhecia muitas dessas plantas, mas nunca havia visto as flores, é brilhante a ideia de expor para o público essas belezas que muitas vezes vemos e não enxergamos.”
As fotografias ficarão disponíveis durante todo o mês dentro da Rua da Cidadania.
Promoção na Mesa
Os Sacolões e Armazéns da Família da Rua da Cidadania da Matriz tiveram promoções para marcar o aniversário.
Nos Armazéns, a Semana da Economia (9/5 a 13/5) ofereceu café a vácuo, leite em pó, broa de centeio, e queijo mussarela.
Já no Sacolão, o público aproveitou para fazer as compras. Adelina Mafumbo, que se mudou para Curitiba de Angola, na África, há cerca de um ano, é cliente frequente do espaço.
“Aqui tenho vontade de levar tudo, é mais gostoso e tem preços mais acessíveis do que no mercado.”, comenta.
Matriz mais verde
A distribuição de 1.000 mudas de árvores na Rua da Cidadania, pelo Projeto 100 Mil Árvores, começou logo no início da manhã, e as mudas saíram rapidamente, antes do meio-dia metade já havia sido distribuída.
A doméstica Sueli Terezinha de Bona passava pela Rua da Cidadania, se deparou com as mudas, e já levou cinco, “vou plantar na minha casa na Cidade Industrial, é um incentivo muito bom para a população ajudar a manter a mata nativa”.
O Projeto 100 Mil Árvores foi lançado no dia 21 de setembro de 2019, pela Prefeitura, e já superou a meta, hoje com mais de 330 mil árvores plantadas.
Parceria com Senac
A administração regional fechou uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial para a comemoração.
Dois profissionais do Senac apresentaram um workshop de cupcake de chocolate para o público presente. Com cerca de meia hora de duração, o workshop foi terminado com uma degustação para quem participou.
Centro comercial
Além de acomodar várias administrações regionais, como a Agência de Atendimento COHAB, o Centro de Referência de Assistência Social, a Urbs, o Sacolão, o Armazém e o Restaurante Popular, a rua da cidadania é um importante centro comercial, com lojas variadas.
Os comerciantes podem aproveitar de um espaço com segurança e conforto, além de ser acessível. Para Diego Ferreira, que é comerciante de roupas e acessórios na Matriz há 13 anos, esses fatores ajudam muito, “Aqui também é bom porque nós somos parceiros dos outros comerciantes, quando alguém precisa de ajuda sempre acolhemos, e a clientela é ótima, tenho clientes que são fiéis desde quando comecei, 13 anos atrás.”