Curitiba é uma das cidades mais arborizadas do país, e, nos últimos dois anos, rankings nacionais e internacionais apontam a Capital paranaense como uma das dez cidades mais verdes do mundo.
A última publicação brasileira a destacar a preservação das árvores em Curitiba foi o portal Engenharia 360, no mês de maio.
Na listagem do portal, Curitiba aparece como o terceiro principal destino ecológico para os turistas conhecerem. Copenhague (Dinamarca), Vancouver (Canadá), Estocolmo (Suécia), Singapura (cidade estado da Ásia), Freiburg (Alemanha), Portland (Estados Unidos), Reykjavik (Islândia), Malmö (Suécia) e Oslo (Noruega) também estão na lista das cidades sustentáveis que protegem o meio ambiente.
De acordo com a publicação, todas essas cidades estão empenhadas em reduzir as emissões de gases de efeito estufa e melhorar a qualidade do ar.
Outros rankings em que Curitiba figura como uma das dez cidades mais verdes do mundo é do portal ambiental Ciclo Vivo e da Culture Trip, bem como do The Roundup, que lista as 21 cidades mais ecológicas do mundo.
O destaque de Curitiba nos rankings de cidades mais arborizadas do mundo é resultado do trabalho de preservação de áreas que a Prefeitura faz na cidade, sob a coordenação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Graças a esforços iniciados ainda na década de 1970, a cidade hoje conta com grandes espaços de área verde preservados. São 47 parques e bosques públicos, entre eles o Jardim Botânico, em diversas regiões da cidade.
Somados às praças, jardinetes, eixos de animação e jardins ambientais, são quase 13 milhões de metros quadrados de áreas preservadas com bosques nativos, equipamentos de lazer e prática esportiva, que proporcionam mais qualidade de vida à população.
Cobertura florestal
Curitiba ainda incentiva, por meio da criação das Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipal (RPPNMs), a preservação de áreas e bosques particulares.
Tudo isso resulta em uma cobertura florestal de 110.875.759,05 metros quadrados de áreas verdes na cidade, o que representa mais de 60 metros quadrados de área verde por habitante, quando o mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 12 metros quadrados por habitante.
O desafio 100 Mil Árvores para Curitiba também vai ajudar a cidade a se manter entre as mais arborizadas do mundo.
Lançado pelo prefeito Rafael Greca, originalmente, na primavera de 2019, para ser concluído na primavera de 2020, o programa agora tem a meta de plantar 100 mil árvores por ano.
Mesmo com a pandemia, que acabou por inviabilizar o plantio comunitário, foram plantadas 108 mil mudas no período proposto.
Graças a esse sucesso, que contou com a participação de empresas, Exército e escolas, o município vem renovando o desafio e chegou em março de 2023 a 330 mil árvores plantadas.