Curitiba tem muitos motivos para comemorar nesta terça-feira (16/5) o Dia do Gari. Com o apoio destes profissionais, a cidade é considerada a mais limpa e sustentável da América Latina, segundo ranking de Cidades Sustentáveis publicado pela revista canadense Corporate Knights, que mede a performance da sustentabilidade ambiental de 50 cidades do mundo. Além disso, Curitiba é uma das cidades mais limpas do mundo.
Na Capital paranaense, cerca de 3 mil colaboradores trabalham na manutenção, conservação e limpeza pública da cidade.
Entre eles estão funcionários da varrição de ruas, coleta de lixo domiciliar, Lixo que não é Lixo, lixo tóxico, varrição, roçada e capinação.
“Esse é um serviço contínuo, que não para nunca. O trabalho desses colaboradores faz de Curitiba a cidade mais limpa da América Latina e uma das mais limpas do mundo.”, afirmou Edelcio Marques dos Reis, diretor do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Trabalho que gratifica
Há quatro anos, Ruan Luiz, de 23 anos, trabalha com limpeza pública em Curitiba. Ele é responsável pela coleta de lixos orgânicos domiciliares, e, durante o expediente, percorre toda a cidade.
Apesar de morar na Região Metropolitana de Curitiba, Ruan passa mais tempo na Capital. “É um grande prazer saber que eu sou uma das pessoas responsáveis pela beleza e limpeza da cidade.”, explicou.
Ruan destaca a importância de descartar o lixo no lugar correto. “Para que a gente possa fazer nosso trabalho da melhor forma, todos têm que colaborar. Embalar o vidro quebrado corretamente, separar o lixo reciclável do orgânico, e, é claro, não poluir as ruas.”, disse.
Como cuidar de Curitiba?
A melhor forma de a população colaborar com o trabalho de limpeza da cidade é ser mais responsável com o próprio lixo, ter cuidados na hora de colocá-lo nas lixeiras, para os garis não se machucarem. Confira algumas dicas abaixo:
- Materiais perfurocortantes devem ser descartados com cuidados para evitar acidentes. O vidro quebrado, por exemplo, deve ser colocado em caixas ou embalagem de leite e ser bem vedado;
- Máscaras, luvas e lenços de papel não são recicláveis – devem ser descartados com o lixo do banheiro, na coleta domiciliar
História
O termo gari, de acordo com a Lei Municipal que propôs a homenagem, surgiu em referência ao francês Pedro Aleixo Gary, fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro, em 1876.
No entanto, a categoria só foi instituída em 16 de maio de 1962, data que ficou conhecida como o Dia do Gari.
Números
- Curitiba coleta por dia 1.559,41 toneladas de lixo orgânico domiciliar
- De lixo reciclável (lixo que não é lixo) são coletados 67,51 toneladas em média por dia
- 3 mil colaboradores que trabalham na manutenção, conservação e limpeza pública de Curitiba