Interessados em cuidar da saúde com exercícios físicos podem se inscrever nas vagas disponíveis para musculação nos espaços da Prefeitura de Curitiba, uma ação do programa Curitiba Viva Bem.
São 2.008 vagas convencionais e 196 vagas reservadas para pessoas com deficiência.
As atividades são oferecidas gratuitamente pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e para participar só é preciso ter 16 anos completos, fazer inscrição pelo portal de atividades físicas Curitiba em Movimento, escolher os dias e o horário desejados e agendar a avaliação física.
Os horários disponíveis variam de acordo com a academia escolhida.
As turmas de musculação estão distribuídas por todas as regionais. Os espaços equipados para a prática do exercício são: o Centro de Esportes e Juventude (Cejuv) Audi-União; os Centros de Esporte e Lazer (CEL) Fazendinha/Portão, Padre Agostinho Legrós, Carmo, Dirceu Graeser e Pinheirinho; o Centro de Atividade Física Judith Passos (Parque Barigui); o Centro de Referência em Esporte e Atividade Física; e os Clubes da Gente Bairro Novo, Santa Felicidade e Tatuquara; e, em inauguração com turmas novas, os Clubes da Gente Boa Vista e CIC.
Por que se inscrever?
Praticar a musculação traz benefícios diversos à saúde, como melhora no condicionamento físico, capacidade cardiorrespiratória e na resistência muscular, aceleração do metabolismo, além de também auxiliar na saúde mental.
A atividade física garante diversos benefícios para o corpo e a mente. Ter uma rotina de rotina de exercícios é fundamental para evitar doenças causadas pelo sedentarismo, e, além disso, manter o bem-estar.
Fotos: José Fernando Ogura/SMCS.