No primeiro semestre deste ano, os Distritos de Manutenção Urbana da Secretaria do Governo Municipal (SGM) realizaram um total de 15.909 intervenções nas vias públicas de Curitiba. Esse número representa um aumento de 10% em comparação com o mesmo período do ano anterior, impulsionado pelo maior volume de chuvas registrado.
Mais de 80 equipes trabalham diariamente nas dez Regionais, respondendo às demandas da população recebidas através da Central 156. Os serviços executados incluem tapa-buracos, manutenção de vias de saibro, recuperação de calçadas, caixas de captação de galerias de águas pluviais, além de serviços de roçada, entre outros.
A recuperação de asfalto foi responsável por 10.156 ações realizadas pelos Distritos de Manutenção (DMU), sendo que a Regional Boa Vista, a mais populosa e com a maior extensão de malha viária da cidade, liderou com 14,4% dessas intervenções, seguida pela Matriz (12,3%) e Boqueirão (11,4%). Além disso, os DMUs executaram 4.714 intervenções de roçada nas vias públicas e 3.983 intervenções de limpeza e manutenção de caixas de captação.
“A manutenção urbana é prioridade da gestão, porque cidade bem cuidada tem reflexo direto na qualidade de vida da população”, afirma o secretário de Governo e presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur.
Foto Reprodução / Divulgação